?Sangramento na gravidez: saiba mais?

Aquele momento em que a mulher descobre que vai ser mãe é talvez um dos mais importantes para a elas.  Talvez você não tenha esperado, talvez seja de surpresa ou ainda talvez você realmente planejou essa nova vida. De qualquer forma, vamos entender sobre alguns cuidados que você precisa tomar no dia a dia de grávida?

Sangrar na gravidez é normal?

De forma simplista podemos dizer que é realmente comum que ocorra um pequeno sangramento durante o primeiro trimestre da gestação. Isto é normalmente atribuído ao fato de o corpo estar em constantes mudanças hormonais. Naqueles dias em que a mulher viria a menstruar, ela pode sofrer um sangramento durante estes dias. Isso é totalmente  normal e não causa nenhum dano potencial ao bebê.

Contudo, se eventualmente ocorrer um sangramento escuro, que se parece muito com borra de café, isto significa que houve um descolamento do saco gestacional, e que ele está se adaptando ao útero. Este é um momento realmente delicado e a recomendação é absoluto repouso. Lembre-se sempre de falar com um médico sobre.

O que fazer se o sangramento for muito grande?

Se eventualmente você vier a sentir muita dor, acompanhada de cólicas fortes e o sangramento seja com um fluxo muito grande, vá urgentemente para um médico! Estes sintomas podem sinalizar um aborto espontâneo ou de gravidez ectópica, que é um quadro onde o embrião não chega ao útero, parando nas trompas. Lembre-se que uma hemorragia é cheia de sangue fluído e muito vermelho, também é acompanhado de muita dor enquanto que um simples sangramento é de sangue comum, não necessariamente vivo e sem nenhuma dor. Geralmente é algo simples de acompanhar.

Posso ter sangramento no final da gravidez?

A verdade é que qualquer sangramento durante a gravidez que deve ser relatado ao medico o mais urgente possível. Isto pode sinalizar um parto prematuro, e se isto vier a acontecer, seu bebê poderá vir a precisar de muitos cuidados após o nascimento. O seu médico de confiança é hábil para te te orientar quanto a forma correta de se prevenir de um parto prematuro. Ele te passará alguns cuidados variam de mulher para mulher. De qualquer forma, lembre-se sempre de repousar muito!

No caso de ocorrer um sangramento exatamente no quinto mês de gravidez, isto sinaliza que pode haver algo errado com a placenta do bebê. E ainda no sétimo mês, caso incida um sangramento em vermelho vivo e também acompanhado de cólicas, pode ser que tenha ocorrido um deslocamento na placenta. Nos dois casos o medico deve ser consultado o quanto antes possível.

A verdade é que ser pai de primeira ou de quinta viagem tem seus riscos, seus benefícios e também as suas lutas. Você mamãe, tem que se cuidar para que o seu bebê venha ao mundo podendo ver também este lindo sorriso que carrega pela vida que está sendo gerada no seu ventre!

Gostou do texto? Que tal ver um vídeo sobre isso e entender ainda mais?

Leave a Reply