?Manchas vermelhas na pele: Saiba o que pode ser?

Provavelmente já aconteceu com você alguma vez: perceber uma ou até mesmo várias manchas avermelhadas em uma parte do corpo durante o banho ou troca de roupas. Assim como podem ser pequenos problemas, associados a outros sintomas, as manchas vermelhas podem ser algo bem mais grave.

Para que você entenda quais são os verdadeiros riscos de manchas avermelhadas na pele, vamos falar mais das doenças que apresentam manchas vermelhas como um de seus sintomas, como se prevenir e saber a hora de procurar auxílio médico.

Manchas avermelhadas na pele: Devo esperar dois dias para ver se saem?

O antigo conselho de esperar um ou dois dias para ver se as manchas desaparecem não é, nem de longe, a mais aconselhável. Se as manchas se somarem a outros sintomas, você pode ter algo muito mais grave, dificultando o tratamento por ter demorado a diagnosticar.

Fato é que a forma mais inteligente é notar outras alterações que acompanhem as manchas vermelhas na pele, mesmo que diminuídas por algum tipo de medicação que você tenha tomado recentemente. Você sabia que a Dengue e o Zika vírus causam manchas vermelhas e podem ter outros sintomas amenizados por remédios com paracetamol?

Vejamos agora  algumas dessas doenças, os sintomas que você pode apresentar, a gravidade de cada uma delas e, além disso, apresentaremos características específicas de cada mancha, para facilitar a identificação de cada caso.

Alergia:

As alergias podem ser externas ou internas, e são quase sempre acompanhadas de coceiras, incômodos estomacais (quando a alergia é alimentar), algumas vezes  até mesmo o bloqueio das vias respiratórias e outras situações. Dependendo quantidade e da gravidade das manchas, é muito importante consultar um médico para verificar a necessidade de tomar um antialérgico.

Eczema:

Esse é um problema um pouco mais sério, pois trata-se de um processo inflamatório que causa manchas avermelhadas e doloridas na pele, onde costuma formarem-se feridas devido ao atrito da coceira. É de suma importância ir ao médico o mais rápido possível, para que um anti-inflamatório seja receitado.

Micose:

O quadro de micose apresenta manchas vermelhas na pele, mas além disso também podem ser esbranquiças e outras  manchas ainda podem desenvolver outras cores, dependendo da causa. Não é uma doença tão grave, mas mesmo assim pode ser bem inconveniente.

Dengue e relacionados:

A dengue, bem como a malária, o Zika vírus e a Chikungunya são vírus relacionados e também podem formar manchas vermelhas na pele, mas além das ,manchas eles são acompanhados de outros sintomas como febre, vômitos e dores no corpo. Se você suspeitar de uma destas doenças, procure imediatamente auxílio médico, pois o quadro pode se agravar rapidamente nos dias seguintes.

Devo procurar um médico por apresentar manchas vermelhas no corpo?

Às vezes estes pequenos sintomas, principalmente quando persistem e quando se está recuperando de um quadro complicado, podem ser um sinal de um novo desafio à sua saúde, então é melhor manter o  seu médico a par da situação, pois ele pode iniciar rapidamente o tratamento de uma doença muito mais complicada, que pode ser identificada, por exemplo, com o pedido de um exame de sangue, e pode ser tratada com mais tranquilidade por ter sido descoberta logo no início. Em suma, seu médico sempre deve estar a par de qualquer situação para melhor aconselhar.

O que pode ser manchas vermelhas durante a gravidez?

A gravidez é um momento bastante delicado, no qual a mulher passa por muitas transformações, principalmente no próprio corpo. Por isso, é bastante comum surgirem manchas na pele durante esse período. Algumas pesquisas apontam que 90% das mulheres notam o surgimento de manchas e vermelhidões no período da gestação.

O tipo mais comum é o melasma, porém, ele não possui uma cor avermelhada, mas um tom mais escuro do que o tom da pele. É bem importante saber identificar as características do melasma para conseguir diferenciar os tipos de manchas que possam surgir durante a gravidez. Para evitar o melasma, o principal cuidado que deve ser tomado é o uso do protetor solar todos os dias.

Porém, alguns casos de manchas avermelhadas durante a gravidez devem receber uma atenção extra. Isso porque esse é um dos principais sintomas de infecção pelo Zika vírus, como vimos anteriormente, que é o causador da má formação de bebês, causando microcefalia. Por isso, se você estiver grávida e perceber qualquer mancha vermelha na pele, é muito importante que procure um médico o mais rápido possível, para que ele possa examinar as manchas e avaliar se realmente são devidas a infecção pelo Zika vírus.

O que são manchas vermelhas na pele do bebê?

Se as gestantes precisam dedicar uma atenção especial quando o assunto é manchas na pele, com os bebês não é diferente, pois a pele deles é muito mais sensível que a dos adultos. Devido à sensibilidade, assim que você notar esse tipo de mancha na pele do bebê, procure imediatamente um pediatra. A principal causa das manchas avermelhadas nos bebês são as reações alérgicas, e o primeiro passo é identificar o causador da alergia. Pode ser devido à fralda, ou até mesmo o sabonete.

Outra causa bastante comum são as brotoejas, que se manifestam geralmente nos lugares em que e a pele sofre atrito, principalmente nas  sobrinhas das pernas. Além disso, o calor excessivo também pode favorecer o aparecimento de brotoejas. A principal forma de manter o bebê livre delas é cuidar para manter sua pele sempre sequinha e fresca.

Que tal conferir esse vídeo que separamos para você e que fala sobre o assunto?

Leave a Reply