?Jardim de inverno: uma forma elegante de criar um ambiente diferenciado?

Uma ideia incrível para aproveitar aqueles espaços que ficariam inutilizados dentro de uma decoração, é a criação de um jardim de inverno. Elegante, diversificado e repleto de uma criatividade e frescor únicos, o jardim de inverno se transforma em um lugar ótimo para pensar, relaxar e também ter um contato mais íntimo com a natureza.

Falaremos sobre ideias para o jardim de inverno, como escolher as plantas, além de dicas de decoração para esse ambiente tão especial, que é sempre ideal para casas e apartamentos de todos os tipos!

Como fazer o jardim de inverno?

O jardim de inverno nada mais é que um jardim dentro da própria casa, que pode ter diversas configurações para que aproveite os espaços que não seriam usados de nenhuma outra forma. O vão debaixo da escada é uma ótima ideia, embora nesse caso seja uma escada mais elegante e não o espaço daquelas escadas padrão, o qual pode ser muito melhor aproveitado com a construção de um lavabo ou  uma despensa.

Corredores internos e também aquele pontos que acabam ficando isolados da casa podem abrigar excelentes jardins de inverno. Se o jardim for um pouco maior e for, por exemplo, em uma sacada ou um espaço grande o suficiente, você pode até mesmo inserir uma poltrona ou espreguiçadeira nele ou próximo a ele para que você possa aproveitar toda a sua beleza. Se o espaço não for tão grande, você pode fazer uma espécie de aquário de plantas, construindo ele entre portas e parede de vidro, opara fornecer uma visão mais agradável, por exemplo, a um escritório em que se passa muito tempo.

As plantas que você deve usar no seu jardim de inverno irão depender muito do ambiente: Se você conseguir construí-lo em um lugar mais aberto e que receba luz, vale à pena investir em plantas como alguns tipos de samambaias, lírios e flores de maio, que se dão muito bem com pouco sol e não precisam de muita água.

Para jardins internos e que peguem menos ou quase nenhum sol, você pode inserir algumas plantas que sempre ficam nas sombras das árvores, em ambientes mais abafados, como orquídeas e plantas que se desenvolvem nesse tipo de ecossistema. Algumas folhagens são bem conhecidas por conseguirem se manter viçosas com muito pouca luz solar, e são excelentes opções nesse caso.

Como decorar seu jardim de inverno?

Uma das tendências super comuns em locais isolados do corpo da casa é usar pedras de vaso, podendo ser as brancas ou as marrons, para que você possa criar um ambiente de jardim de inverno, o que permite até fazer pequenos padrões para tornar a experiência ainda mais visualmente interessante. As pequenas estátuas, que são super comuns em jardins externos, também estão liberadas para serem usadas no jardim de inverno.

Quanto a móveis como mesas, cadeiras e similares, dão um toque elegante a esse ambiente, mas precisam ser também úteis, caso contrário se tornarão apenas enfeites inúteis. A proximidade de espaços que exijam calma e leitura, como escritórios e bibliotecas tornam os jardins de inverno ainda mais elegantes, podendo até mesmo se tornarem lugares inspiradores para reflexões e também para momentos de prazer literário.

Finalmente, também é indicado no jardim de inverno o uso das paredes para as plantas, com trepadeiras ou até mesmo a instalação de pequenos jardins suspensos. Seja como for, é muito interessante manter um pedaço da natureza dentro de casa e construir um ambiente de paz e tranquilidade.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply