?Dieta Dash: Conheça os benefícios dessa nova dieta americana?

Se você cansou de dietas restritivas e quer perder peso de forma muito saudável e comendo de praticamente tudo? A Dieta Dash está fazendo o maior sucesso no mundo todo, e é neste post que você descobre o porquê!

Com o grande avanço da tecnologia alimentícia, cada vez mais surgem dietas com propósitos realmente diferentes. Levando em conta essa consideração, escolhemos falar sobre a Dieta Dash que vem transformando a forma como as pessoas perdem peso em todo o  mundo todo, e para desvendarmos quaisquer que seja os seus mistérios, vamos explicar aqui tudo o que é possível saber sobre ela. Então, se você já tentou diversas dietas restritivas, e acabou que não conseguiu alcançar nenhum dos seus objetivos, é mais do que hora de conhecer a Dieta Dash!

O que é a Dieta Dash?

Antes de mais nada temos que entender porque ela leva este nome.  A Dieta Dash foi profundamente estudada e desenvolvida por diversos cientistas americanos antes de chegar no seu resultado final que tem feito a cabeça de milhares de pessoas ao redor do mundo. Em inglês, DASH significa Dietery Approaches to Stop Hypertension – que em uma tradução livre, ficaria “Abordagem Dietética para Impedir a Hipertensão” (ADIH).

Esta dieta foi especialmente desenvolvida para ajudar a você as pessoas que sofrem de problemas relacionados a hipertensão. A grande maioria das pessoas que sofrem deste mal também sofrem do que chamamos de obesidade mórbida.  E as duas doenças concomitantemente fazem com que o organismo sofra profundamente. O processo é realmente simples: o obeso tem o costume de comer muito e muitas coisas com sódio e altas calorias e isso faz com que aumente a pressão correndo risco de morte.

Como a Dieta DASH funciona?

Como dito logo acima, ela foi desenvolvida especificamente para controlar problemas relacionados a hipertensão. Portanto, a Dieta Dash é composta por alimentos sem gordura, sem açúcar e principalmente sem sal. E antes que você tenha um treco, a dieta permitida ao mesmo tempo a ingestão de diversos tipos de alimentos variados, sem que você precise lidar com grandes restrições, como geralmente é na maioria das dietas.

A Dieta Dash emagrece mesmo?

Como explicado no post anterior, função principal da Dieta Dash não é emagrecer e mas controlar a hipertensão do paciente, diminuir o colesterol ruim e exercitar o físico, permitindo a manutenção adequada da saúde. É claro que se você diminuir a quantidade de sal, e melhorar a variedade de alimentos, você terá por consequência da Dieta Dash um emagrecendo saudável podendo desfrutar dos benefícios de uma vida saudável.

Ela funciona sim, mas se você não tem problemas de pressão alta e ou ainda colesterol alto, é importante que você procure um nutricionista que poderá te indicar o melhor tratamento para que você possa perder peso com saúde.

O que é permitido comer na Dieta Desh?

Quando você aderir a dieta, você poderá comer legumes, verduras, folhas, frutas, carboidratos em poucas quantidades, doces em poucas quantidades, aves, peixes, carnes com baixo teor de gorduras, castanhas e cereais. E o melhor de tudo é que é uma dieta realmente fácil de ser mantida simplesmente pelo fato de estar relacionado a muitos tipos de alimentos e não ter grandes restrições como as outras. A verdade é que o grande vilão das dietas, é o sódio. Ele é o o principal responsável por impedir as veias e as artérias do corpo que resultam o que promovem o aumento da pressão arterial. Se o sal for praticamente abolido das refeições, a hipertensão será controlada.

A Dieta Dash funciona com pequenas porções de vários alimentos por dia, pouca gordura e muito pouco carboidrato. Por esse motivo, por ser uma dieta bastante saudável a pessoa acaba ingerindo menos calorias, fazendo um tipo de atividade física e acaba perdendo peso consequentemente.

A seguir a lista de alimentos que você pode e deve adicionar na sua dieta diariamente e sem preocupação:

  • Legumes: cenoura, vagem, chuchu, berinjela, abobrinha, beterraba, abóbora, pepino, nabo, tomate;
  • Verduras: couve, alface, rúcula, espinafre, brócolis, couve-flor, taioba, repolho, couve-chinesa, almeirão;
  • Frutas: maçã, banana, manga, melancia, melão, pêssego, ameixa, morango, maracujá, mirtilo, framboesa, acerola, abacate, abacaxi, limão, laranja;
  • Aveia
  • Derivados do leite sem gordura
  • Castanhas
  • Chia

Quais as sugestões de cardápio para seguir a Dieta Dash?

Se você realmente se interessou pela Dieta Dash, temos algumas sugestões de cardápios que podem ser úteis para te ajudar neste novo processo da sua vida de reeducação alimentar.

Sugestão para o Café da manhã

1 xícara (chá) de café com leite desnatado e sem açúcar
1 fatia de pão integral com 1 colher pequena de requeijão light
1 mamão

Sugestão para o Lanche da manhã

1 maçã ou um pêssego

Sugestão para o Almoço

Salada crua de cenoura com beterraba e brócolis e couve-flor cozidos no vapor
4 colheres (sopa) de arroz integral
1/2 concha de feijão preto (de preferência cozido com uma beterraba dentro)
1 filé de frango médio grelhado no azeite
1 fatia de abacaxi (ou outra fruta de sua preferência)

Sugestão para o Lanche da tarde

  • 3 biscoitos integrais com ricota light
  • 1 xícara de chá sem cafeína
  • 1 banana com canela no micro-ondas

Sugestão para o Jantar

Salada de alface, rúcula e tomate e legumes cozidos no vapor (o de sua preferência)
1 prato de macarrão de massa integral com tomate e manjericão
1 fruta de sua preferência como sobremesa.

Sugestão para o lanche da noite

1 pote de iogurte natural light.

Gostou do texto? Veja este vídeo relacionado ao assunto e fique ainda mais por dentro dele!

Leave a Reply