?Depilação: quais os tipos existentes??

Uma das grandes preocupações da mulher moderna é a depilação. Seja pensando sobre os métodos, os resultados e até mesmo sobre o quão socialmente impositiva ela pode ser. De um jeito ou de outro, cedo ou tarde, toda mulher acaba tocando no assunto.

Mostraremos a seguir os métodos mais utilizados para se livrar dos pelos corporais e também a razão de algumas mulheres simplesmente optarem por não fazê-lo.  Além disso, abordaremos as consequências que esses debates causam na vida cotidiana.

Quais são os principais tipos de depilação?

Como você provavelmente sabe, a depilação consiste no processo de remoção de pelos corporais, seja pensando na higiene quanto na questão estética. O processo de depilação, assim como diversos rituais de beleza cotidianos, passou por diversas mudanças, porém, ainda nos dias de hoje, espera-se que as mulheres sempre depilem as pernas e a região íntima.

Dentre as diversas formas de depilação, as mais comuns e utilizadas são as seguintes:

Depilação utilizando uma lâmina: geralmente feito durante o banho, esse tipo de depilação está entre os mais comuns e consiste em utilizar lâminas específicas para depilação, similares às lâminas de barbear utilizadas pelos homens, para a remoção dos pelos. A principal vantagem desse processo é a facilidade, além de não ser necessária a ajuda de nenhum profissional, o que, por sua vez, faz com que seja um dos métodos mais baratos. A principal desvantagem é que tem de ser feita continuamente, além de ter grandes chances causar irritações na pele. Também há a possibilidade de causar cortes e o surgimento de pelos encravados.

Depilação utilizando um aparelho elétrico: esse método é indicado para mulheres que tem o dia muito corrido e que não tem tempo para demorar no banho com a depilação com lâminas. A duração é menor, mas é bem mais prático, principalmente para a região das pernas, que precisam estar lisas quando se usa saia. As desvantagens consistem no preço, que geralmente é elevado, e também a chance de provocar pelos encravados.

Depilação usando cremes depilatórios: Os cremes depilatórios utilizam um processo químico para a remoção dos pelos, afinando-os já no próximo crescimento, diferente dos métodos anteriores que são mecânicos. A maior vantagem dos cremes depilatórios é que não existe a possibilidade de cortes nem dor, mas em contrapartida podem causar irritações e alergias na pele, além de ter um tempo específico de aplicação e também o cheiro, o que torna esse método indicado apenas para situações que não sejam urgentes.

Depilação usando cera: Esse método é um dos mais conhecidos, por ser mais eficiente e durar mais tempo que os outros. Ainda assim, também apresenta seu lado negativo com a possibilidade de entupir os poros e causar pequenos ferimentos. Isso sem falar da dor na hora da remoção dos pelos.

Depilação usando laser: Esse tipo de depilação é algo mais definitivo, uma vez que impede os pelos de crescerem novamente. É o método mais caro e demorado dentre todos os que estão à disposição atualmente, no entanto, tem a vantagem de encerrar de uma vez por todas o crescimento de pelos.

Afinal, nós somos obrigadas a nos depilar?

Essa questão tem como origem a discussão sobre o fato da depilação feminina ser ou não uma imposição machista, afinal, os pelos corporais masculinos são muito mais bem aceitos socialmente.  Em contrapartida, há diversos exemplos de homens que se depilam, o que não afeta em nada sua masculinidade.

O recomendado é que você possa escolher entre se depilar ou não, qual método utilizar, levando sempre em consideração sua opinião própria do que é certo e do que deve ou não ser feito. O importante é que você se sinta bem com a sua decisão, seja ela qual for.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply