?Decoração Retrô: um novo uso para as coisas da vovó?

Você tem aquelas coisas com um aspecto mais clássico guardadas em algum quartinho de despejo? Sabe aquele telefone beeeem antigo, que era da sua avó, ou então aquele móvel que é passado de geração em geração, mas ainda aguenta firme e forte? Já pensou em aproveitar para fazer uma decoração retrô?

A decoração retrô anda super na moda, e oferece uma enorme variedade de estilos e possibilidades para quem decide se aventurar nesse estilo. Seja em brechós, feirinhas de antiguidades ou relíquias de família, você pode criar sua decoração retrô com muito estilo e fazer um ambiente perfeito para você!

Veja nesse post algumas referências e também como fazer sua decoração retrô sem gastar muito, com muito estilo e atitude!

Antes de mais nada, defina um período histórico

É preciso que as pessoas notem de cara a diferença entre uma decoração retrô e aquele monte de coisas amontoadas que vemos na casa de acumuladores crônicos! Antes de tudo, você precisa definir um período histórico para inspirar sua decoração, ou pelo menos definir qual a impressão que você quer passar. É claro que você tem total liberdade para misturar influências, afinal de contas é uma decoração retrô, não uma recriação histórica para a exposição em um museu, mas fica meio estranho usar cortinas de veludo vermelho lembrando o século XIX em uma sala que tem uma pegada mais anos 60. Os estilos brigam entre si e a decoração vira um caos.

Você pode escolher algo estiloso e forte, como os EUA nos anos 40 ou 50 (uma dica é assistir as primeiras temporadas de MadMen, da HBO, que são incríveis referências para esse estilo). Quer algo mais hippie? Pode ser algo com muita cor e estilo, como os filmes do Elvis ou então algo mais clássico, puxado para o estilo Elisabetano, como nos salões do século XVIII. Solte sua imaginação e se inspire!

O segredo é buscar a referência certa que mais combine com você e com seu estilo, e então começar a buscar os tons adequados para criar a sua decoração retrô para que o espaço transmita a impressão certa. Como já frisamos, você não precisa ter uma referência histórica exata. Se alguma coisa for tipicamente anos 60, mas você acredita que ficou bem na sua decoração, use-a sem medo! Você pode transformar sua casa em uma viagem temporal, criando decorações retrô de épocas diferentes em cada um dos seus cômodos. A ideia é super legal.

Quer uma decoração retrô gastando menos? Passe em um Brechó!

Visitar sebos, brechós e também  lojas de móveis antigos com certeza vai te ajudar a economizar muito dinheiro. Com uma pitada de trabalho e dedicação, aqueles discos de vinil inúteis podem se transformar em porta retratos e aquele móvel velho pode ganhar uma cara nova com uma boa camada de verniz.

Vale a pena restaurar produtos antigos, principalmente aqueles mais simples, como vasos, castiçais, quadros e similares. É importante também não abraçar muitos projetos de restauração ao mesmo tempo, para que o que devia ser um hobby para a decoração não se transforme em uma pilha de entulho bloqueando a circulação de energia pela casa.

Outra dica super importante, principalmente para livros e móveis, é conferir se não possuem traças e cupins, pois eles podem se espalhar pela casa, pois eles podem se expandir e causar uma infestação. Seja comprando móveis novos ou garimpando em lojas de usados e reformando o que não estiver 100%, o que importa mesmo é criar a sensação desejada nos cômodos da sua casa.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply