Se você tem a oportunidade de trabalhar em casa, certamente sabe que o home office é uma das melhores coisas que a tecnologia trouxe para as mulheres, não é mesmo?
Muitas mulheres acabam tendo que deixar os filhos em casa na companhia de outras pessoas, em uma creche e às vezes até mesmo sozinhos para irem trabalhar, e sabem o quanto isso é ruim. Com toda a tecnologia e flexibilidade que algumas empresas oferecem ultimamente, algumas mulheres conseguiram aliar a independência e o desejo de uma vida profissional de sucesso com a realização de se tornarem mães.
Não há dúvidas de que essa é uma vantagem incrível quando se tem um home office, mas não é a única. Mesmo que você trabalhe fora de casa, é preciso ter um lugar onde você possa pensar, planejar, fazer as contas do orçamento, além de outras atividades criativas e administrativas. Por isso mesmo você terá agora várias dicas para organizar seu home office e torná-lo mais eficiente, levando em conta não somente a decoração, mas algumas regras de convivência neste espaço tão importante da casa.
Uma decoração que ajude, ao invés de atrapalhar
O fator determinante para que a decoração ajude, ao invés de atrapalhar é a sua capacidade de foco. Muitas pessoas encontram uma grande dificuldade para focar no trabalho que estão fazendo, o que geralmente acaba causando atrasos na entrega de trabalhos e também um doa maiores vilões da produtividade: a procrastinação.
Para que você possa vencer a procrastinação sem destruir seu processo criativo e a fluidez do pensamento, é essencial que a decoração do seu home office dê espaço para pensamento e reflexão, mas que também ofereça o equilíbrio entre o foco e a inspiração.
O home office deve ser uma junção das duas coisas: você tem que saber que se trata de um ambiente de trabalho, mas que você também está em casa. Assim você terá paz e possibilidade de trabalhar. Muitas pessoas optam por um ambiente mais descontraído e nesse caso o recomendado é ter vários bibelôs ou plantinhas na mesa, para que possam inspirar e deixem o trabalho mais leve.
Um home office amigável para seus filhos
Se você tem um filho ainda bebê, é provável que tenha colocado um berço ou o cercadinho do bebê no seu home office, para poder ficar de olho nele enquanto trabalha. Se esse for o caso, você precisa criar um ambiente que também seja atrativo para ele, dessa forma, ele associará sua companhia a momentos divertidos e afetuosos.
Se você tiver filhos mais velhos, é possível que eles queiram igualmente a sua companhia, mas podem acabar se tornando uma distração, o que irá tirar seu foco e causar problemas. Nesse caso,você pode criar um “escritório júnior” para eles, do lado do seu. As crianças amam imitar os pais, e você pode acrescentar elementos na decoração de home office que lembre seus filhos de que você os ama, mas que precisa dar atenção à sua carreira. Dessa forma, você também poderá acompanhar a lição de casa dos seus filhos e aumentar muito mais o vínculo entre vocês, além de ser um ótimo exemplo para que os seus filhos aprendam a ter dedicação, disciplina e também para que aprendam a dar importância ao trabalho.
Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto: