?Como limpar tênis branco: Veja dicas simples e baratas!?

O clássico tênis branco é algo que nunca sai de moda, e justamente por toda a sua versatilidade, pode ser usado com qualquer tipo de roupa, desde as peças mais básicas até com um vestido que seja mais delicado. Sabemos que o branco sempre parece atrair aquela sujeirinha, até mesmo por ser mais fácil de enxergar. Um tênis branco é lindo, desde que sempre limpinho, caso contrário pode passar uma ideia de falta de higiene e tenho certeza que essa não é a imagem que você quer passar, não é mesmo?

Saiba que limpar seu tênis branco pode ser muito mais fácil do que você pensa. Leia esse post até o final e fique por dentro de várias dicas que vão facilitar seu trabalho na horsa de deixar aqueles tênis encardidinhos super brancos novamente!

Como limpar tênis branco de couro?

O tênis branco feito de couro demanda alguns cuidados para que não fique ressecado, o que estraga o seu material. Além disso ele não pode ser lavado na máquina, pois ficará para sempre com aquela aparência de amassado.

Para poder limpar seu tênis branco de couro, é só usar um pano úmido com sabão neutro, e em seguida retirar o sabão com outro pano úmido. Depois disso é só passar um pano seco para remover o excesso de água que possa ter ficado na superfície e deixar o seu tênis secando na sombra, pois o sol pode deixá-lo amarelado ou fazer com que seque com manchas.

Como limpar tênis branco de tecido?

Na maioria das vezes, essa pode parecer uma tarefa simplesmente impossível de ser realizada, especialmente se o seu tênis estiver mais encardido ou então com manchas. Não há motivo para desespero! Veja o passo a passo que separamos para você e que trará resultados incríveis:

  • Remova os cadarços e as palmilhas e então coloque-os de molho em um recipiente com água e sabão em pó. Deixe essas peças de molho por algum tempo e na sequência use uma escovinha para esfregar a palmilha.
  • Para a limpeza da lateral emborrachada e da sola do seu tênis você deve usar uma escova com cerdas mais firmes, assim você conseguirá remover o acúmulo de sujeira.
  • Depois disso molhe os tênis e use a escovinha com um sabão neutro, esfregando com bastante cuidado, especialmente onde houverem manchas ou maior concentração de sujeira. A dica de secar na sombra continua valendo, afinal, você não quer que seu tênis fique amarelado, não é?
  • Uma dica ótima é colocar  jornal seco amassado dentro do tênis enquanto seca, assim ele não perde seu formato depois de seco.

Limpando seu tênis branco com bicarbonato

Não sei se você sabe, mas o bicarbonato de sódio é algo indispensável em casa, pois ele realmente tem dezenas de utilidades, tanto nas questões de saúde e beleza quanto na parte de limpeza de casa.

O bicarbonato também é uma opção incrível para limpar seus tênis brancos, e você só precisará fazer uma pastinha usando bicarbonato, vinagre branco e água na proporção 1/1. Tanto o bicarbonato quanto o vinagre tem um alto poder de branqueamento de tecidos.

Depois que fizer a pastinha, é só passá-la pelo tênis branco com a ajuda de uma escova, e enxaguar na sequência com água corrente. Vale lembrar que essa mistura é capaz de remover manchas e sujeita tanto da parte emborrachada do tênis quanto da parte de tecido.

Limpando seu tênis branco com pasta de dente

Para realizar a limpeza dessa forma, você irá precisar de uma pasta de dente branca (nada daquelas em gel ou coloridas, tem que ser totalmente branca e pode ser daquelas mais baratinhas mesmo) e também de uma pequena quantidade de sabão líquido, preferencialmente os que são destinados a roupas brancas.
Veja como fazer:

  • Primeiramente molhe uma escovinha e esfregue o tênis com o detergente, limpando em seguida a espuma com uma toalha macia.
  • Em seguida você deve aplicar uma quantidade pequena de pasta de dente branca na escova e esfregar o tênis suavemente.
  • Depois que terminar, limpe o tênis novamente com a toalha e deixe-o secando à sombra.

Posso colocar o tênis branco na máquina de lavar?

De modo geral, apenas tênis que forem feitos de camurça e couro não devem ir para a máquina de lavar, por danificar seus materiais, mas lavar os outros tênis na máquina pode igualmente desgastar seu material e até mesmo estragar a sua máquina.

Caso deseje, ainda assim, lavá-los à máquina, por ser a forma mais prática, faça isso sempre no modo suave, de modo a danificar o mínimo possível seus tênis.

É possível lavar sem esfregar?

Sim. Nesse caso você pode apelar para uma misturinha de oxigenada e bicarbonato de sódio, aplicando no tênis branco com uma escova ou pano e deixar secar ao sol naturalmente. Em seguida é só sacudir os tênis e pronto, sem necessidade de esfregar nem mesmo de enxaguar.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply