? Como Cuidar de Orquídeas? ?

A orquídea possui diversas espécies e as mais variadas cores, por isso mesmo encanta a todos com sua beleza exuberante. A escolha das orquídeas na hora de decorar um ambiente é sempre garantia de bom gosto e sofisticação. Além de decoração, muitas pessoas costumam presentear com orquídeas, o que é sempre de muito bom tom.

Se você está pensando em cultivar orquídeas, saiba que é fundamental se inteirar sobre todos os cuidados que se deve ter com esta planta, para que você possa tê-la por muitos anos. As orquídeas são plantas que se desenvolvem melhor em ambientes úmidos e com pouca luminosidade, como caules de árvores, em locais que não recebem muita luz solar direta, portanto, plantar sua orquídea em um local que receba bastante luz solar direta não é uma boa ideia.

Leia esse post até o final e aprenda a cuidar de orquídeas da forma correta, para que possam crescer saudáveis e desabrocharem em lindas flores para decorar sua casa e seu jardim!

Orquídeas dentro e fora de casa

Se você pretende começar o seu cultivo de orquídeas fora de casa, é super importante que o vaso que você irá utilizar seja de barro e não de plástico, pois os vasos de barro possuem buraquinhos que facilitam a drenagem de água, proporcionando a umidade na medida certa para que a flor possa se desenvolver. Caso a única opção seja utilizar um vaso de plástico, se assegure de que tenha os furinhos necessários, para que a planta não fique encharcada o tempo todo, pois isso prejudicará severamente seu crescimento e poderá até mesmo matar a planta.

Como regar corretamente?

A forma ideal de regar as orquídeas é de forma equilibrada, afinal, as orquídeas gostam de água e umidade, mas de forma exagerada elas podem não resistir e morrer “afogadas”. Molhe mais no período de verão e afunde o dedo no solo para verificar se está úmido o bastante, lembrando sempre do cuidado para não exagerar.

A orquídea possui diversas espécies diferentes, e algumas são capazes de reter muito mais água do que as outras. É sempre ideal ficar de olho no clima para mensurar a quantidade de água que deve ser utilizada.

Cultivando a orquídea dentro de casa

Se você irá cultivar a sua orquídea dentro de casa, é sempre importante manter o ar em circulação. Se sua casa não tiver grande circulação de ar vale deixar um ventilador sempre por perto, afinal, as orquídeas não se dão bem com ar parado e precisam do ar para se alimentar.

Quanto ao florescimento da sua orquídea, é preciso ter bastante paciência. Algumas espécies podem demorar um pouco mais do que outras, portanto, é fundamental ser paciente e cuidar da orquídea com muito amor. Algumas espécies só florescem quando estão mais maduras. Se está demorando mais do que o normal, verifique se o vaso em que ela está plantada não é pequeno demais. Se esse for o caso, transfira a planta cuidadosamente para um vaso maior, lembrando sempre da importância de um vaso com furinhos.

Seja cultivando a orquídea dentro ou fora de casa, o resultado é sempre satisfatório quando se cuida com carinho e quando ela florir você será recompensada com a beleza das suas flores.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply