?Argila: o que ela pode fazer pela sua pele??

Provavelmente você já viu em algum filme, novela ou seriado a típica cena da mulher bonita usando máscara de argila, não é? É provável que a cena tenha sido engraçada, mas você já parou para pensar que, de fato, a argila oferece inúmeros benefícios para a sua pele?

Leia esse post até o final e saiba tudo sobre o tratamento de pele com argila, os benefícios de cada tipo de argila, além de dicas de utilização.

Quais são os benefícios da argila?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o uso de máscaras de argila é uma das melhores formas de combater o envelhecimento da pele e manter sua vitalidade. Devido à sua textura semelhante à areia, porém muito mais fina, ela cria um tipo de esfoliação que remove as células mortas e abre caminho para uma pele renovada e perfeita, livre das impurezas que vão se acumulando na pele com o uso de maquiagem, o contato com a poluição, a oleosidade em excesso, entre outros fatores prejudiciais.

Em decorrência do seu uso, há também a diminuição de cravos e espinhas, devido à retirada das impurezas. Além disso tudo, a argila deixa a pele mais macia e com muito mais viço, conferindo uma aparência ainda mais saudável.

Um detalhe importante a ser ressaltado é que somente a argila sulfurosa possui todos os benefícios listados.

Quais são os tipos de argila?

Atualmente no mercado existem diversos tipos de argila para uso cosmético, que são separadas e definidas pelas suas cores, que apresentam benefícios específicos para a pele. Veja as cores de argila e seus benefícios a seguir:

Argila verde: É indicada para peles que apresentam oleosidade e com espinhas e cravos. Possui efeito secativo, adstringente, bactericida e anti-idade.  É rica em sais minerais, além de ser um cicatrizante poderoso.

Argila branca: Usada para reestruturar peles fragilizadas.  Ajuda a hidratar, tem grande quantidade de alumínio e ajuda no combate de manchas e queimaduras, além de rejuvenescer a pele e suavizar peles enrijecidas pelo processo de cicatrização.

Argila rosa: É a mais recomendada para peles sensíveis, pois vem da mistura da argila branca com a vermelha, mais tradicional. Por isso mesmo possui muitas das qualidades da argila branca, com o adicional de várias vitaminas que ajudam a pele a se reconstruir depois de uma esfoliação.

Argila cinza: Seu uso é indicado para casos de manchas e possui um poderoso efeito anti-idade. Além disso, ajuda a eliminar as toxinas relacionadas à exposição solar e possui alta quantidade de antioxidante.

Argila preta: Possui alta quantidade de alumínio e silício.  Auxilia no rejuvenescimento da pele e tem um grande poder desintoxicante, especialmente para peles oleosas. Ajuda também na contenção de inflamações na pele.

Quais os cuidados no uso de argila?

Para evitar quaisquer problemas ou alergias, o uso da máscara de argila deve ser feito seguindo as recomendações a seguir:

  • Antes de aplicar a máscara de argila, limpe bem a pele e assegure-se de que removeu completamente toda a maquiagem.
  • Use água mineral ou chá de camomila para misturar a argila em pó. O chá de camomila tem um efeito relaxante na pele. Tanto a água mineral quanto o chá de camomila precisam estar mornos na hora da aplicação, para que os poros se abram e recebam de forma eficaz os nutrientes e a limpeza.
  • Evite usar qualquer creme ou maquiagem por até duas horas após a aplicação, para não diminuir os efeitos benéficos da argila.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply