?Zumba: Conheça todos os detalhes dessa dança e comece a praticar!?

Você quer perder peso mas tem dificuldade em fazer exericios de rotina? Aquela coisa de academia não é pra você? Você se sente cansada de tentar dietas malucas sem resultado? Só de pensar em restringir a sua alimentação você já tem vontade de gritar? A verdade é que existem exercícios que proporcionam emagrecimento e prazer simultaneamente. E hoje estamos aqui para te falar de um que vem tomando conta do Brasil: a Zumba!

A Zumba é um exercício aeróbico que consegue misturar diferentes ritmos de dança, muitos deles latinos como a salsa, samba, reggaetón e também o hip-hop. Por conta dos resultados, a modalidade foi muito popularizada como uma maneira rápida de emagrecimento, pois em apenas uma hora de prática diária pode te ajudar a queimar até 1.000 calorias!

Enquanto o mundo é cercado de problemas relacionados ao peso, o divertimento e a dissipação do estresse que encontramos na Zumba vem como uma luva. Por isso vamos conhecer um pouco mais sobre este maravilhoso meio de perder peso?

Como funcionam as aulas de Zumba?

Via de regra os treinos sempre iniciam com pequenos exercícios de aquecimento e também alongamento dos músculos. Depois disto é que iniciam-se uma série de coreografias que são instruídas por um professor. As danças são baseadas em sempre ritmos latinos que permitem uma performance aeróbica de alta intensidade. Sempre que falamos de Zumba, falamos de movimentos feitos de forma totalmente individual e o melhor de tudo: sem exigência de equipamentos ou formação de duplas. Isto é ótimo para os individualista não é? Até porque abraçar e dançar com um desconhecido suado não é muito agradável, não é mesmo? Por se tratarem de exercícios aeróbicos, eles proporcionam um melhor condicionamento cardiovascular, enquanto a dança trabalha o fortalecimento dos músculos e queima calórica. Juntos, formam um exercício dinâmico e animado.

Na grande maioria das aulas de Zumba a música é trocada a cada 4 minutos, assim existe uma dinâmica muito alta enquanto que os passos são ensinados no mesmo momento pelos instrutores. A melhor parte é: e não tem problema se errar!  Ficou interessado? Veja este vídeo incrível e fique com ainda mais vontade!

A boa notícia é que uma prática contínua de duas ou até quatro aulas por semana gera resultados em aproximadamente de três meses. É importante dizer que a Zumba queima caloria, mas não tem a função de definir músculos.

Quais sãos os Benefícios da Zumba?

Maior gasto calórico: em apenas uma hora de aula de Zumba completa pode gerar um gasto de 600 a 1000 calorias. Em outros exercícios, você levaria ao menos duas horas para conquistar.

Aumento da velocidade do metabolismo:Por conta da aula misturar dança com aeróbico ela proporciona um aumento de temperatura corporal, assim como os suplementos termogênicos fazem artificialmente. Isso faz com que o seu corpo acelere o gasto calórico e consuma mais rápido aqueles alimentos fora da dieta.

Maior eliminação de toxinas:  pois o exercício físico promove uma maior circulação das toxinas no nosso organismo e também no sistema linfático, que é responsável por e eliminar e controlar essas substâncias. Em outras palavras, a Zumba promove a desintoxicação do corpo e mantém o mantém desinchado e livre dos sintomas de acúmulos de substâncias, dores de cabeça, reações alérgicas frequentes e prisão de ventre.

A Zumba mexe com vários músculos: através de movimentos intensos, os muitos músculos diferentes são ativados em apenas uma aula. O exercício é tão intenso que se pode desenvolver um condicionamento físico integral, emagrecendo e definindo os músculos, além de evitar a flacidez.

Combate doenças cardíacas: da mesma forma como qualquer exercício aeróbico, a Zumba tem a capacidade de melhorar a resistência do coração por meio do aumento das batidas cardíacas, assim, promove uma melhor circulação e preveni o acúmulo de gorduras, assim como o entupimento de veias.

Te deixa mais animada: as músicas e a dança promovem uma sensação que vai muito além da total liberação de seratonina comum nas atividades físicas. Por conta dos rimos latinos, você canta e dança sem perceber que está queimando pura gordura.

Promove o Aumento de flexibilidade: através dos movimentos que compõem a aula,  que como dito, misturam diferentes movimentos da música que vão do samba até o mamo, cada um destes ritmos possui características diferentes e a sua postura e flexibilidade são desenvolvidas em cima disto.

Diversão saudável: A Zumba é uma grande possibilidade de diversão saudável! Muitas vezes ao contrário dos exercícios de academia comum, ela tem a capacidade de proporcionar uma queima de calorias muito mais rápida e agradável do que uma grande quantidade de exercícios repetitivos.

Aumento de resistência: A verdade é que você não fica parado um unico momento e no final de cada aula, será capaz de perceber que todos os músculos foram trabalhados. Em alguns meses a prática recorrente gera efeitos diretos no cotidiano como facilidade em subir escadas, fazer caminhadas ou corridas.

Porque a Zumba é tão popular assim?

Diferente de outros ritmos históricos como samba, axé e até o Tango, a Zumba  nasceu inserido no meio da fama, pois a sua criação foi assinada pelo colombiano Beto Perez, que é um famoso dançarino que trabalhou com estrelas como a Shakira.  Este ritmo veio a tona nos anos 2000 mais ou menos quando o colombiano apresentou o ritmo para empresários e desta forma tornaram a dança uma grande novidade contando com o forte argumento de que os exerícios alinhados com a satisfação da dança gerariam emagrecimento.

Desde então este tipo de dança conquistou adeptos de todos os lugares, e não apenas devido ao seu grande potencial de queimar calórias, mas também como uma diversão saudável. Existe casos de pessoas que iniciaram a Zumba como uma atividade somente com a intenção de perder peso e encontraram um hobby para a vida. Não é novidade que o segredo para emagrecer é mudar a rotina, e quando você tem afinidade com o que está fazendo, tudo fica muito mais fácil!

 

Leave a Reply