?Usos de Óleos Vegetais?

Você já ouviu falar do poder que os óleos vegetais tem? E que eles podem te ajudar na sua saúde de forma considerável? Está lidando com problemas de pele? Com quedas de cabelo? Saiba porque o uso de óleos vegetais prensados a frio podem te ajudar. Neste texto, você saberá quais são os melhores óleos vegetais disponíveis atualmente e como eles podem te ajudar a manter sua saúde ou ainda a melhorar ela em 100%.

Antes de saber quais sãos os óleos vegetais mais indicados, você sabia que os óleos vegetais estão presentes em diferentes vegetais e que eles trazem saúde e bem-estar a quem os consome? Os óleos vegetais podem ser usados na culinária, nos cabelos ou na pele. E quando falamos de alimentação, os óleos vegetais são muito mais saudáveis do que as gorduras animais pois apresentam menor quantidade de gorduras saturadas, e são ricos em ômegas 3, 6 e 9. Além disso, funcionam como veículo para vitaminas lipossolúveis como A, D, E e K.

Vamos conhecer 5 óleos vegetais acessíveis e que podem estar mais presentes na sua vida?

O multiuso Óleo de coco

Ele é extremamente versátil e pode ser adaptado para diversas funções na nossa vida. O óleo de coco é portador de muitas propriedades curativas, anti-inflamatórias, antioxidantes e de hidratação. Quando ele é aplicado nos cabelos, age na recuperação da vitalidade e do brilho. Quando usamos na pele, o óleo de coco age como hidratante profundo e não deixa a engordurada. Também atua fortemente como um como anti-inflamatório e é indicado para ser usado no combate à acne. Se você acrescentar um pouco de açúcar, ele torna-se um maravilhoso esfoliante para o corpo, que remove as células mortas e mantém hidratada a pele seca.  Ainda no uso na pele, ele é útil no tratamento de queimaduras e de picadas de mosquito. Quando ingerido como alimento, ele atua como antioxidante, promove a sensação de saciedade, e atua como inibidor do colesterol ruim, regulando as funções do intestino.

O poderoso Azeite de oliva

Nenhum óleo vegetal é um melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal. É comprovado que quem consome ao menos uma colher de azeite por dia, perde alguns centímetros de gordura na cintura e também evita que a gordura se acumule nessa área que é a mais perigosa para o coração. Suas utilidades também servem para temperar diversas saladas, pode ser acrescentado também às carnes contudo sempre ao final do preparo para não perder suas qualidades. Quando usado para cuidados e beleza, o azeite de oliva atua muito bem hidratando às pontas secas do cabelo e também pode ser usado como um hidrante profundo quando é posto nos pés com meias, antes de dormir.

O desconhecido Óleo de abacate

Desconhecido pois muitos não conhecem as propriedades realmente milagrosas deste óleo. Ele é realmente rico em beta-sisterol, e promove uma diminuição de absorção do colesterol pelo intestino. Também atua diretamente nas membranas das células e dificulta a reabsorção de gordura por elas. Por possuir um índice realmente elevado de vitamina A, o seu consumo pode prevenir males da visão, como a catarata e a cegueira noturna. Na cozinha pode ser inserido em saladas, impedindo o intestino de absorver gordura e promovendo o emagrecimento saudável.

O famoso Óleo de linhaça

Este é um tipo de óleo mais conhecido. O óleo de linhaça promove a redução da pressão arterial e também dos níveis de colesterol, promovendo o controla de doenças como hemorroidas, cálculos biliares e até constipação. Ele tem destaque para os benefícios que traz a pele, por ser altamente hidratante. Utilizam-se dele para tratar acne, eczemas, psoríase e rosácea.

Óleo de Jojoba

Este tipo de óleo não é muito conhecido no Brasil, pois a sua origem é nos desertos da Califórnia, em Mojave. Ele possui muitos nutrientes como por exemplo cobre, zinco, silício, iodo, cromo, vitamina E e vitaminas do grupo B. Além do mais, o óleo de Jojoba possui um baixo nível de toxidade, o que faz com que o risco de alergias seja realmente muito baixo. Ele é um excelente remédio natural para o contra caspa, melhora a qualidade dos fios de cabelo e estimula o seu crescimento. Além disso, ele age de forma antisséptica, promovendo um verdadeiro combatendo fungos, dermatites e até bactérias que podem estar presentes no couro cabeludo.

Gostou do texto? Veja este vídeo que explica passo a passo como você pode usar os diferentes tipos de óleo vegetal na prática!

 

Leave a Reply