?Tatuagem de Bússola: Qual o significado? Qual o melhor lugar para fazer??

Um clássico instrumento de navegação, a bússola é um tema para tatuagem que data de centenas de anos atrás, quando os marinheiros faziam tatuagens com significados relacionados ao mar. No entanto, por mais antigo que seja o tema, ele vem se popularizando cada vez mais como tema para tatuagens.

A tatuagem é sempre algo muito pessoal e deve ser escolhida por ter um significado especial para você. Deve representar algo ou alguém. Além disso existem muitos pontos a serem considerados: o tamanho, as cores, o estilo de traçado, a região que será tatuada e a sensibilidade do seu corpo à dor.

Como já mostramos em um post anterior, existem diversos tipos de traçado que ficam lindos e dependem do estilo que você quer representar: o Old school é feito com uma paleta limitada de cores, geralmente o vermelho, verde, azul e amarelo apenas, além de apresentar um traço mais grosso proposital. Também existe o estilo Blackwork, no qual a tatuagem é feita toda na cor preta, com traços mais finos e sutis e que também pode ser unido a cores aquareladas. O efeito fica fantástico!

Significado da tatuagem de bússola

Historicamente, os marinheiros costumavam tatuar bússola por acreditar que lhes trazia sorte e que os ajudaria a levá-los em segurança de volta para as suas famílias.

O desenho pode ser estilizado quase que livremente. É necessário, contudo, estarem presentes os quatro pontos cardeais e uma estrela que representa a Estrela do Norte, também utilizada nas navegações para orientar os marinheiros da direção a ser seguida.

Partindo do significado original, atualmente ela pode significar uma infinidade de coisas, como seguir um novo caminho, deixar algo para trás, saber que por mais distante que você esteja, as pessoas que você ama estarão esperando pelo seu retorno, entre diversos outros.

A tatuagem de bússola também é amplamente feita por pessoas que adoram viajar. Alguns casais tatuam bússolas juntos, com a intenção de atribuir ao desenho a mensagem de que o outro é seu verdadeiro lar, independentemente de onde estejam, e que sempre voltarão um para o outro. Lindo, né?

Tatuagem de bússola em mulheres

Ainda que tenha começado a ser feita apenas por marinheiros, a tatuagem de bússola é totalmente unissex e muitas mulheres tatuam a bússola, geralmente acompanhada de desenhos de flores, penas, filtros dos sonhos, pássaros, entre outros.O resultado é lindo e delicado.

Tatuagem de bússola no ombro

Muitas pessoas acabam optando por fazer a tatuagem de bússola no ombro por ser uma área maior e mais resistente à dor, assim como as costas. O local também possibilita uma maior flexibilidade de mostrar ou não a tatuagem. Se for um ambiente formal, uma camisa basta para quem não deseja ou não pode deixá-la à mostra, já em lugares informais, uma regata pode deixá-la facilmente à mostra.

Tatuagem de bússola no antebraço

Antigamente, as pessoas costumavam fazer tatuagens apenas em regiões que fossem escondidas, pois havia muito preconceito difundido em relação a pessoas tatuadas. Hoje em dia já não temos mais esse problema e a tatuagem tem sido cada vez mais aceita, inclusive pelos empregadores e vemos quase sempre funcionários de atendimento dos mais diversos ramos com suas tatuagens à mostra sem nenhum tipo de prejuízo para ele ou para a empresa.

A tatuagem no antebraço também é uma ótima escolha e dá uma amplitude ainda maior para a ideia de direção e de encontrar o caminho.

Tatuagem de bússola com âncora

É muito comum também combinar o desenho de bússola com uma tatuagem de âncora. A bússola representa as viagens, o desbravar e novos lugares, enquanto a âncora sugere uma firmeza, pé no chão. Demonstrando que, ainda que você viaje e saia pelo mundo, você sabe onde é o lugar ao qual pertence.

Famosos que têm a tatuagem de bússola

Existem muitos famosos que já tatuaram uma bússola e, se quiser se inspirar, pode conferir algumas delas.

O ex BBB Fernando Medeiros tem uma tatuagem de bússola na mão e  a também ex BBB Talita Araujo tem uma na perna. Além disso também tem celebridades internacionais, como o Justin Bieber, que tem uma tatuagem de bússola no braço.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply