Remédios caseiros eficazes para a queda de cabelo

Remédios caseiros eficazes para a queda de cabelo

Cabelo brilhante e espesso é uma decoração natural de uma pessoa. Lembre-se de como, em centenas de poemas, os poetas cantam com entusiasmo sobre os lindos cachos de seus escolhidos. Uma cabeleira luxuosa pode pelo menos atrair a atenção. Para preservar a beleza e a espessura dos cabelos, mulheres e homens utilizam diversos meios: simples e exóticos, folclóricos e criados pela indústria cosmética.

Remédios naturais para queda de cabelo: métodos tradicionais
Em todos os momentos, as pessoas atribuíram grande importância aos cuidados com os cabelos. Muitas receitas antigas são passadas de geração em geração e continuam a ser usadas ativamente hoje. A base das receitas populares, via de regra, são as plantas medicinais.

Aloe
Este bioestimulante natural tem sido usado há séculos para fins médicos e cosméticos.

Os benefícios da babosa para o cabelo são o teor de vitaminas B, C e E, pró-vitamina A e beta-caroteno, que promovem a regeneração e o crescimento do cabelo. Aloe respira energia vital em cabelos quebradiços e opacos, evitando a queda de cabelo.

Recomenda-se esfregar o sumo de aloe vera no couro cabeludo como um remédio independente e também adicioná-lo a máscaras capilares à base de mel, bardana ou óleo de rícino.

A tintura de Aloe também se provou bem. As folhas inferiores da planta são embrulhadas em papel e deixadas na geladeira por várias horas. Em seguida, o aloe deve ser esfarelado e preenchido com álcool etílico na proporção de 1: 5. A tintura deve ser mantida em local fresco por cerca de uma semana e meia, só depois disso estará pronta para uso. Pode ser esfregado na raiz do cabelo, seguido de enxágue com água morna.

Importante!
Antes de recorrer ao poder curativo das ervas, e mais ainda aos preparados cosméticos ou medicinais, deve consultar um tricologista e consultar um especialista. As razões para a queda de cabelo são muitas: pode ser suficiente para você ajustar sua dieta ou eliminar a causa do estresse. No entanto, apenas um médico pode estabelecer isso. Além disso, é melhor entrar em contato com um centro médico tricológico especializado para ter certeza do resultado do diagnóstico.
Inflorescências de arnica
Mountain arnica é outro líder natural em cuidados com os cabelos. É capaz de eliminar a caspa e interromper a queda de cabelo. Os extratos das inflorescências amarelas brilhantes desta planta têm um efeito anti-séptico, melhorando a circulação sanguínea. Isso fortalece os folículos capilares e reduz o risco de calvície.

Para fins medicinais, tinturas, óleos e extratos de arnica são usados.

Algumas gotas de tintura de arnica adicionadas a um condicionador de cabelo podem intensificar seu efeito muitas vezes. Em combinação com mostarda e argila azul, a tintura de arnica é usada para reduzir a secreção de sebo e combater a seborréia oleosa, e com óleo de bardana e gema de ovo – para nutrir e fortalecer as raízes do cabelo.

Extrato de sábio
Esta “erva da longevidade”, que, ao contrário da arnica da montanha, pode ser encontrada em quase todo o lado no verão, é também um excelente auxiliar no cuidado do cabelo. As folhas de salva podem suprir a necessidade do cabelo de vitaminas, ácidos orgânicos e antioxidantes naturais.

O Sage possui propriedades anti-sépticas, imunomoduladoras e anestésicas e é usado tanto externa quanto internamente. Graças à sálvia, o cabelo ganha um brilho saudável e cresce mais ativamente. Com ele, você pode esquecer a caspa, cabelos oleosos e coceira no couro cabeludo.

Óleos populares, tinturas, decocções de sálvia. Por exemplo, folhas de sálvia e folhas de urtiga com infusão de vodka por 2 semanas podem ajudar a impedir a queda de cabelo. As áreas problemáticas são dosadas com infusão pronta.

Urtiga
Urtiga comum usada para máscaras, infusões e decocções também pode neutralizar a caspa e queda de cabelo. Além disso, a urtiga dá brilho e maciez aos cabelos, ajuda a moderar o trabalho das glândulas sebáceas e alivia a coceira. Existem muitas receitas baseadas em urtigas na Internet para o tratamento da alopecia em homens e mulheres. Aqui estão algumas maneiras:

Despeje quatro colheres de sopa de urtiga com um litro de água fervente, insista. Use como enxágue para o cabelo.
Encha um recipiente de vidro escuro com urtiga bem, despeje álcool até a borda e deixe descansar por cerca de um mês. Em seguida, dilua duas colheres de chá da tintura em dois litros de água e use-a semanalmente para enxágue após a lavagem.
Despeje as raízes de urtiga fresca com água fervida morna e segure por meia hora em fogo baixo, não deixando ferver, escorra morna. O enxágue regular dos cabelos com o caldo resultante ajuda a fortalecê-los.
Camomila
A camomila farmacêutica também é frequentemente encontrada em produtos para os cabelos.

Em particular, o óleo de camomila em combinação com gema crua e azeite é eficaz no tratamento da calvície. Esta máscara é esfregada semanalmente na raiz do cabelo meia hora antes da lavagem.

Também existe essa opção: inflorescências de camomila e folhas de urtiga secas, embebidas em água fervente, são infundidas por 20 minutos em banho-maria e depois misturadas com pão de centeio embebido. A máscara é esfregada suavemente no couro cabeludo e distribuída por todo o comprimento do cabelo, após duas horas pode ser lavada.

Primavera
Promove a preservação do cabelo e do óleo de prímula. No caso em que a alopecia é causada por distúrbios hormonais, a prímula é eficaz para administração oral (na forma de óleo, extrato, etc.). Ele reduz o nível de hormônios masculinos – andrógenos – que levam à queda de cabelo. O óleo de prímula é útil na forma de máscaras.

Mas não apenas a fitoterapia ganhou popularidade. Os remédios populares para queda de cabelo incluem:

Arco
Devido ao seu alto teor de enxofre, o suco de cebola estimula a circulação sanguínea, fortalece as raízes do cabelo e evita a inflamação da pele. Como medida preventiva contra a queda de cabelo, é útil simplesmente comer cebolas frescas.

Máscaras com suco de cebola são consideradas um remédio popular para a calvície. A cebola picada é filtrada e esfregada no couro cabeludo com a ponta dos dedos. Em seguida, envolva a cabeça com uma toalha e depois de meia hora lave com shampoo e enxágue abundantemente.

Limão
Outro componente favorito da medicina tradicional é o óleo de limão (incluído em máscaras nutritivas e curativas) e suco espremido na hora (diluído em água e usado para enxaguar o cabelo). O limão ajuda a reduzir a oleosidade, a caspa e previne o enfraquecimento do cabelo.

Gema de ovo
Rica em vitaminas A, D, E, minerais e aminoácidos, a gema restaura a estrutura do cabelo, estimula o crescimento do cabelo e interrompe o processo de calvície. As máscaras de ovo devolvem maciez, brilho e elasticidade aos cabelos.

Óleos essenciais
Adicionar óleos essenciais a produtos de cabelo comerciais e caseiros aumenta os benefícios. Algumas gotas de óleos essenciais de lavanda, alecrim, tomilho, cipreste, ylang-ylang, pinho, misturados com um óleo base (oliva, bardana, milho), ativam a restauração dos folículos e interrompem o processo de calvície.

É claro que os remédios populares têm um preço relativamente baixo, mas são inferiores em eficácia aos cosméticos profissionais, o que é compreensível – é muito difícil cumprir todas as sutilezas da receita se cada componente for adicionado aproximadamente e a olho nu. Os cosméticos não têm essa desvantagem, mas também são mais caros. No entanto, a demanda por eles é consistentemente alta.

Leia mais em: Capifix é bom

Leave a Reply

You cannot copy content of this page