?10 práticas pra melhorar a saúde hoje?

A gente sempre sabe o que tem que fazer para mudar a rotina e melhorar a nossa saúde não é? Só que a gente constantemente deixa isso de lado por conta da nossa rotina, ou ainda de prioridades como o trabalho, família e relacionamentos. Mas você já parou para pensar que sem saúde nada dessas coisas realmente funcionariam? Acredito que não! Então leia este artigo até o final e conheça 10 práticas pra melhorar a saúde hoje!

1) Antes de tudo: pare de fumar!

Todos sabemos o quão mal faz para nosso organismo as substâncias presentes no cigarro. E a verdade é que desde os anos 50, o consumo de cigarro tornou-se muito menos popular em todo o mundo e também no Brasil. Contudo, este hábito, no mínimo desagradável, ainda continua presente na vida de milhões de pessoas. Você sabia que o hábito de fumar pode causar até 50 doenças diferentes? Ainda mais no que diz respeito circulação do sangue, problemas no sistema respiratório e até no coração. Como se não bastasse, o tabaco potencializa o risco dos derrames e abre caminhos para cânceres na boca, laringe e nos pulmões.

2) Prefira assados ao invés de fritura;

Todo mundo sabe que fritura em excesso faz realmente mal. É só colocar um pedaço de frango frito no estômago, por exemplo, que você vai notar que ele pesa e a ânsia já sobe pois é realmente pesado! Isso se deve ao alto teor calórico e as também as diversas alterações químicas que o óleo passa quando é aquecido. Contudo, nada disso precisa ser um motivo para perder o sabor das refeições, ok? Prefira assar seus alimentos! Pois isso reduz consideravelmente a quantidade de óleo presente nos alimentos, e por consequência, no seu organismo.

3) Tenha o hábito de praticar exercícios;

Só ir a academia porque tem que ir não vale! Prefira exercícios que te proporcionem prazer como dança, andar de bicicleta ao ar livre e hidroginástica. Estas opções envolvem um maior contato social e podem promover resultados significativos para a sua saúde física e mental.

4) Aprenda a beber muita água;

Lembre-se que a quantidade de água a ser reposta nunca é realmente clara. Nenhum corpo sabe realmente quanta água é necessária repor, pois nosso organismo exige constantemente essa reposição. Ele gasta água em muitas das diversas funções vitais, como por exemplo refrescando o corpo através do suor, desintoxicando o organismo através da urina, mantendo a comunicação entre as células e preservando o bem-estar geral. Cuidado: a desidratação pode gerar confusão mental e até fraqueza.

5) Crie o hábito de fazer alongamentos

Você sofre com cãibras? Tem as juntas muito duras? Saiba que isso pode ser falta de uma boa alongada! Estes exercícios de alongamento são necessários não somente quando acordamos, mas também no meio da rotina de trabalho diária. As pessoas que passam muito tempo sentadas e não tem o hábito de se alongar,  se alongam tem uma pré-disposição para problemas de coluna, juntas e má circulação sanguínea.

6) Aprenda uma segunda língua;

Isso parece bobo, mas o seu cérebro determina tudo o que acontece na sua vida! E quando você aprende outra língua, ele se delicia como alguém que come um lanche muito gostoso! É provado cientificamente que estudar uma língua que não é a sua nativa, é um dos exercícios mais completos para o cérebro e isso é capaz de manter a sua mente sã, além de preencher o tempo vago.

7) Consuma mais alimentos integrais;

Lembre que o alimento integral é aquele que não teve sua estrutura alterada durante o processo de industrialização. Este tipo de produto mantém as suas vitaminas, minerais e fibras.  Além do mais, os  alimentos integrais promovem maior sensação de saciedade e aceleram o metabolismo. Indicamos que você faça o consumo de cereais no café da manhã.

8) Insira mais fibras na sua alimentação;

Pois as fibras que são facilmente encontradas nos alimentos como frutas e cereais, promovem a limpeza e melhoram o funcionamento dos intestinos, fazendo com que a sua digestão seja mais fácil e desinchando a barriga, eliminando qualquer desconforto causado por gases.

9) A mente é quem manda e o corpo obedece;

Lembre-se de se amar muito, muito mesmo. Você é incrível demais e precisa saber disso. Pratique constantemente o amor próprio. Mantenha os pensamentos positivos a seu respeito, aprenda a perdoar seus erros e a seguir em diante.  Lembre-se de cultivar uma mente sã e o seu corpo agirá conforme isso. Leve-se para um café, para um cinema. Abra um livro numa rede e leia em paz! Promova o cuidado que você tem com outros em você mesmo!

10) Evite as dietas malucas

Cuidado come essas coisas! É melhor caminhar devagar e sempre. E com a alimentação correta e o exercício regular, é possível perder peso com saúde e manter sua saúde em dia. Procure um profissional que possa te indicar uma alimentação ideal.  E lembre-se que a comparação sempre gera frustração! Não se compare com ninguém pois apenas você é você mesmo!

Gostou das dicas? Assista este vídeo incrível que aborda Dicas para sua saúde!

 

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