?Período fértil: como calcular??

Para as mulheres que desejam engravidar e para aquelas que desejam evitar uma gravidez, o período fértil é algo especialmente importante, já que é nesta época do mês que a mulher tem mais propensão a engravidar quando faz sexo desprotegido. Existem diversos sintomas do período fértil, sendo que alguns deles são mais perceptíveis do que outros. Vamos falar de todos e mostrar quais são as melhores opções para você realmente saber qual é o seu período fértil.

Quais são os sintomas do período fértil?

  • Secreção vaginal transparente: a secreção vaginal é a forma mais fácil de entender que você está entrando no tempo fétyil. Se ele for totalmente transparente e mais viscosa, está tudo bem, mas se ele tiver algum tipo de coloração, pode ser alguma doença ou infecção vaginal.
  • Aumento da oleosidade da pele: A sua pele fica mais oleosa na época do seu período fértil, o que faz com que aumente a possibilidade de acne. Cuidado para não confundir um problema de oleosidade na pele padrão com o seu período fértil.
  • Aumento da temperatura: Existe também um pequeno aumento da temperatura corporal, que demonstra que a mulher está em seu período fértil. Isso acontece graças à progesterona.
  • Aumento da libido: Esse aumento de progesterona também aumenta o apetite sexual, fazendo com que ela seja ainda mais sensual dentro deste período, atraindo os homens com um charme ainda mais irresistível.
  • Dores e irritação: consequência do aumento da carga hormonal do corpo, a mulher se sente irritada e mais sensível, podendo também ter problemas de dores no chamado baixo ventre.

Como lidar com o seu período fértil?

O período fértil tem diversas interpretações, dependendo do momento da sua vida em que você se encontra. Pode ser algo extremamente desejado, quando você está desejando um filho, apenas um pequeno inconveniente quando você está em uma relação séria onde o protegido é um padrão e pode se tornar um risco quando você faz sexo sem proteção.

Mesmo quando você faz sexo com camisinha dentro do seu período fértil, é interessante se precaver de outras formas. Como anticoncepcionais de pílulas ou injetáveis, para oferecer uma garantia maior de evitar uma gravidez indesejada.

Ao contrário do que se dizia antes, a mulher tem todo o direito de aproveitar a sensualidade aflorada do período fértil para ter experiências maravilhosas, seja com os parceiros (as) que forem. Viva sua sexualidade de forma livre, mas proteja-se contra doenças venéreas e uma gravidez indesejada.

Como calcular o período fértil, mesmo tendo menstruação irregular?

Apesar de ser relativamente mais fácil calcular quando se tem uma menstruação regular, é possível que este cálculo seja feito mesmo quando o existe uma menstruação irregular. Seu período mais fértil pode ser calculado primeiramente, encontrando o seu dia mais fértil, que é a metade do seu período menstrual. O cálculo é feito assim: Contando do primeiro dia da sua menstruação, o dia em que ele chega à exata metade é o seu dia mais fértil. Os três dias antes e os três dias depois são o que chamamos de período fértil. Se você tem uma mensuração irregular, faça a média de 3 meses e fique com o melhor número. Esta fora não pode ser considerada como método contraceptivo, por isso mesmo é especialmente importante usar camisinha e outras formas de prevenção às doenças e gravidez.

Gostou do texto? Que tal ver este vídeo sobre o assunto?

Leave a Reply