?Olheiras: saiba por que acontecem e como acabar com elas?

Para nós, as olheiras chegam a ser uma situação normal no dia a dia. São diversas situações que colaboram potencialmente com este problema mas não há nada de natural nisso. As olheiras podem atingir homens e mulheres e criam uma aparência de cansaço e de velhice. Elas são causadas pelo excesso de melanina acumulado ao redor dos olhos. E muitas vezes, não há maquiagem que esconda.  Existem outros cosméticos que usam para disfarçar as olheiras e essas são boas opções, contudo, o que não é de conhecimento geral, é que existem tratamentos (caseiros e profissionais). Vamos entender mais sobre isso e entender como as olheiras são geradas?

Qual é a causa das olheiras?

Elas podem ser causadas por diversos problemas relacionados a sua vida. Contudo, a maior parte das causas está relacionada abaixo:

  • Pigmentação em excesso:  existem algumas com tendência a produzir mais melanina do que as outras. Ainda mais se elas tiverem cabelos muito escuros e a pele cor de caramelo, como são os árabes e também os indianos, este fator torna a situação das  olheiras ainda mais críticas;
  • Fatores genéticos: existem alguns fatores de circulação de sangue que são hereditários. Basicamente, se houver uma grande aglomeração de vasos sanguíneos ao redor dos olhos, existe uma grande possibilidade de você desenvolver olheiras mais profundas quando estiver realmente cansado;
  • Bolsas de gordura: as pequenas bolsas de gordura quem ficam próximas aos olhos servem de proteção aos mesmos, mas com o passar da idade, começar a cair, com a perda de elasticidade da pele. Isto geralmente começa a acontecer perto dos 40 anos.
  • Stress e falta de sono:  este é o fator mais relevante para os casos de olheiras: o stress. Quando é aliado a falta de sono, tem a capacidade de diminuir consideravelmente a circulação do sangue na área dos olhos, e isso causa o surgimento das primeiras olheiras.

O que devo fazer para evitar ter olheiras?

As respostas são parecidas para a grande maioria dos problemas de saúde. Contudo, vale dizer que se você está enfrentando olheiras, o mais importante é:

  • Ter uma boa rotina de sono: se você dormir o suficiente e manter uma rotina de mínimo stress possível, evita maiores razões para que surjam as olheiras.
  • Compressas: essas pequenas maravilhas podem fazer verdadeiros milagres por você. As compressas são usadas para tratar as olheiras, mas elas também servem como forma de prevê-las, para aqueles casos onde por exemplo, é previsto que elas apareçam como situações de estresse ou ainda um período de TPM;
  • Consumir muita água;
  • Fazer exercícios físicos para aliviar o estresse.

Quais são os melhores tratamentos para as olheiras?

Há quem viva com olheiras constantes, e elas muitas vezes tornam-se crônicas. Por isso é necessária uma ação de choque! Os melhores tratamentos para olheiras são:

  • Usar cremes: existem alguns tipos de creme que podem surtir efeito rápido quando as olheiras estão no meio caminho entre as olheiras ocasionais e as crônicas, capazes de regredir um quadro de olheira neste processo;
  • Use laser: este tratamento a laser é indicado para quando o problema é ocasionado por excesso de melanina, pois os outros tratamentos para esta causa costumam falhar. O raio laser atua direto na produção de melanina, destruindo a fonte do pigmento e revertendo o quadro de olheiras;
  • Carboxiterapia e vitamina K1 injetável: Tratamentos muitos mais extremos, eles ajudam a aumentar a circulação na área, mas não devem ser feitos sem uma recomendação e acompanhamento especializado.

Lembre-se sempre de consultar um dermatologista para saber qual é a sua situação e qual é o tratamento mais indicado para você!

Gostou do texto? Que tal um vídeo sobre o assunto para ficar ainda mais por dentro?

Leave a Reply