?Mofo: como acabar com ele??

O mofo com toda a certeza é um verdadeiro inimigo para uma casa. Ele surge da combinação perigosa de umidade com locais onde falta sol, e pode tomar conta de diversas coisas guardadas e inutilizá-las totalmente, principalmente no que se refere a materiais naturais, como tecidos, papéis e outros produtos que absorvem a umidade.

Lendo esse post até o final você ficará sabendo como o mofo surge, como preveni-lo, combatê-lo e também como recuperar peças de roupa, móveis e outros objetos de decoração que acabaram vítimas do mofo.

Mofo: um inimigo silencioso e traiçoeiro

O mofo nada mais é que um tipo de fungo, que, como já vimos anteriormente, é causado pela combinação de umidade, material biodegradável e a falta de luz solar. Por esse motivo dentro dos armários, principalmente em locais onde a umidade do ar é bem alta, como em áreas de serra e áreas litorâneas, próximas a grandes matas, entre outros, o mofo faz das roupas, cobertores e outros itens de tecido, especialmente o natural, alguns dos alvos mais frequentes do problema.

Os móveis também podem passar a apresentar mofo se ficam encostados em paredes com infiltrações. Esta é, na verdade, a causa mais comum de pontos de mofo dentro de casa, bem como em cômodos sem luz solar suficiente.

É fundamental lembrar que o mofo precisa dos três elementos para que se desenvolva e infeste um cômodo. Se só existe uma infiltração, mas o local recebe luz solar, o desenvolvimento do mofo vai ser bem demorado, ainda que talvez aconteça. Assim como ocorre com a luz solar e com o material biodegradável.

Agora que já sabemos mais sobre quem é o inimigo, mostraremos que o arsenal para acabar com ele está bem mais perto do que você acredita.

Produtos prontos e caseiros para combater o mofo

Existe uma enorme variedade de produtos anti mofo no mercado, cada um deles é destinado a um tipo de uso. A maioria das formas de combater o mofo de dentro dos armários usam produtos de origem calcária e similares, que, por serem extremamente porosos e tenderem a acumular umidade, fazem com que o resto do armário fique livre desse problema.

Se você procura uma solução alternativa, saiba que o giz escolar também é uma ótima solução nestes casos. Você pode deixá-los dentro do armário afetado pela umidade e então descartar e substituí-los.

Para alguns tecidos como roupas, blusas e cobertores, aplicar vinagre já é suficiente, sendo recomendado que a peça seja lavada antes do uso. Infelizmente, ainda não desenvolveram um anti mofo industrializado para ser usado em tecidos, e os de pisos são super agressivos, podendo manchar e até mesmo inutilizar a peça de roupa.

Para paredes, pisos e outros, existem muitos produtos com ácidos para esta limpeza, mas o limão também pode ser  utilizado no combate ao mofo e oferece excelentes resultados! Não esqueça de lavar muito bem as mãos depois de utilizar o limão, para evitar qualquer tipo de queimadura ou mancha solar.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply