🥇Limpeza de pele em casa: Veja como fazer de um jeito fácil e seguro!🤔

 Nossa pele sofre diariamente com a exposição à poluição e outros agentes, e isso acaba sujando a pele, deixando-a com muitas impurezas difíceis de serem removidas. Essas impurezas desencadeiam vários problemas de pele, como acne, cravos, manchas entre outros. Se você pensa que limpeza de pele só pode ser feita em salão e clínicas de estética, com produtos caros e preços exorbitantes, você está super enganada!

É claro que um procedimento de limpeza de pele feita por um profissional é sempre ótimo, mas nem sempre temos tempo ou dinheiro disponíveis para isso. Hoje em dia, graças à internet, fica muito mais fácil encontrarmos dicas e métodos que ajudam muito nessas horas. Portanto, a seguir, você aprenderá a fazer uma limpeza de pele em casa, com um passo-a-passo simples e usando produtos naturais ou industrializados, de acordo com a sua preferência.

Cuidados com a pele

Antes de falarmos mais sobre a limpeza de pele, vale a pena considerarmos os pequenos hábitos que ajudam bastante a manter uma boa aparência da pele.

Não é raro deixarmos esses cuidados para outra hora por preguiça, ainda que eles demandem apenas alguns minutinhos do nosso dia. Especialmente para as mulheres, que fazem uso diário de maquiagem, é sempre fundamental remover todos os produtos antes de ir dormir. Veja alguns outros hábitos importantes:

  • Tomar bastante água durante o dia, pois além de saciar a sede, ajuda a manter o organismo em completo funcionamento e também mantém sua pele hidratada;
  • Jamais se expor ao sol sem utilizar o protetor solar. Os raios UV são uns dos maiores agressores da pele, e a exposição a eles pode inclusive desencadear doenças graves, como o câncer de pele;
  • Sempre usar sabonetes para limpeza facial indicados para o seu tipo de pele;
  • Se alimentar de forma saudável e balanceada, evitando refeições ricas em calorias;
  • Não fumar;
  • Dormir o tempo necessário para acordar descansada.

Como fazer uma limpeza de pele em casa?

Antes de tudo, vale ressaltar: ainda que você esteja fazendo em casa, a limpeza de pele deve respeitar o prazo mínimo entre um processo e outro, para que sua pele possa se regenerar por completo. Se você fizer limpeza de pele muitas vezes num curto espaço de tempo, pode acabar machucando a pele e provocando lesões que demoram a passar, mesmo que a limpeza seja feita a base de produtos naturais.

Passo a passo

  1. Lave o rosto com o sabonete de costume que seja específico para o seu tipo de pele. Seque bem o rosto com movimentos leves, de preferência utilizando uma toalha reservada somente para o rosto.
  2. Esquente água quase até ferver. Com bastante cautela, mantendo uma distância de mais de 40 cm, cubra o rosto e o recipiente em que a água está, para que você receba o vapor diretamente no rosto. Se o vapor estiver muito quente, aguarde um pouco. O vapor deve ser suportável, caso contrário pode queimar sua pele. Quando conseguir, permaneça nessa etapa por três minutos, para que o vapor deixe os poros abertos e prontos para a limpeza.
  3. Nessa etapa você pode usar discos de algodão ou então um instrumento próprio para fazer a remoção de cravos, pressionando sempre de forma cuidadosa, sem usar as unhas, para que não agridam a pele. Caso tenha dificuldades, é melhor não insistir e procurar a ajuda de um profissional.
  4. Para realizar a esfoliação, use produtos de acordo com a sua preferência ou receitas caseiras. Aplique a solução no rosto, massageando levemente com movimentos circulares, durante 3 a 5 minutos; depois da massagem, mantenha o esfoliante na pele por mais 10 minutos. Em seguida enxague o rosto com água fria abundante, passando a mão com cuidado para retirar todo o produto, e selar os poros.
  5. Depois de feita a remoção dos cravos e a esfoliação, a próxima etapa é fazer a aplicação de uma máscara facial. Existem soluções caseiras e produtos específicos, cada um adequado ao melhor tipo de pele. Se a sua pele for oleosa ou então muito seca, é aconselhável procurar um dermatologista e evitar soluções caseiras, pois elas podem acentuar essas características. Caso tenha pele normal, você pode misturar um copo de iogurte natural a três colheres de chá de camomila bem concentrado, e então aplicar no rosto e deixar agindo por 15 minutos, lavando-o depois desse tempo.
  6. Depois da máscara, com um algodão, aplique um tônico facial. O tônico tem a função de revitalizar e intensificar os efeitos do hidratante e também regular o ph da pele.
  7. Depois do tônico, aplique um hidratante para o seu tipo de pele, de preferência um que seja “oil free”, que geralmente tem um aspecto de gel e um toque mais seco, sem deixar aquela sensação de pele grudando nem aumentar a oleosidade.
  8. Depois disso, falta só aplicar o filtro solar (no mínimo fator 15), e então você finalizou sua incrível limpeza de pele caseira.

Receita de esfoliante caseiro

Se optar pelo método caseiro, uma boa receita de esfoliante é misturar 1 colher de chá de açúcar granulado, ½ colher de chá de mel e o suco de meio limão.  Se a mistura ficar muito líquida, é só acrescentar um pouco mais de açúcar.

Produtos para fazer limpeza de pele em casa

É muito fácil achar bons produtos para fazer limpeza de pele em casa. Os produtos não precisam ser caros para que sejam de qualidade e ofereçam os benefícios necessários. Seguindo o passo-a-passo que demos anteriormente, vale a pena investir nos itens essenciais, que são: sabonete, esfoliante, máscara facial, tônico facial, creme hidratante e filtro solar.

De todas as marcas mais conhecidas, como a La Roche-Posay, ROC, Avène, O Boticário, Johnson & Johnson, todas oferecem uma linha completa de produtos para que você possa fazer a limpeza de pele em casa do começo ao fim.

Essas são as marcas mais tradicionais e conhecidas, no entanto, existem inúmeras outras marcas desenvolvendo produtos tão bons quanto os dessas marcas. Você não precisa ter todos os produtos de limpeza de pele de uma marca só. É possível que você goste do esfoliante de uma marca, do sabonete de outra, sem problema algum.

O ideal, no entanto, é procurar um profissional antes de comprar os produtos para realizar a limpeza de pele em casa, pois ele recomendará de forma mais precisa os melhores produtos para o seu objetivo e tipo de pele, evitando que você desperdice dinheiro num produto que não vai atingir os resultados que você precisa.

Leave a Reply