🥇Levotiroxina sódica: O que é e como pode te ajudar?🤔

Levotiroxina sódica é um medicamento bastante eficiente para pessoas que tem problemas de tireoide, devido a esse motivo, apresentam o que chamamos de metabolismo preguiçoso.

Esse medicamento é uma grande vantagem, pois antes o tratamento tratamento era feito com extratos de tireoide natural, que era retirada de animais, o que não é a forma mais indicada de tratamento. Com o surgimento da levotiroxina sódica, felizmente, isso foi solucionado.

Abordaremos a seguir os pormenores da levotiroxina sódica, suas vantagens e a necessidade de fazer uso dela apenas em casos de recomendação médica, para que seja evitados problemas ainda maiores.

O que é e qual o uso da levotiroxina sódica?

É uma fórmula sintética que tem a função de limitar o hormônio  T4, que é criado pela glândula tireoide e que determina qual será o ritmo do corpo e de seus processos naturais. Além disso,  determina também como será feito o consumo de energia da pessoa. Com o passar do tempo, percebeu-se que grande parte das pessoas que tem problemas com obesidade e que tem bastante dificuldade para emagrecer apresenta algum tipo de hipotireoidismo.

O  hipotireoidismo torna o processo de perda de peso muito mais difícil, podendo ser um empecilho na busca de um corpo saudável. Nesses casos, se a pessoa tomar levotiroxina sódica,  terá uma chance enorme de reverter esse quadro, já que o medicamento fará com que cópias artificiais do hormônio T4 sejam liberadas em sua corrente sanguínea e cumprirá os mesmos papéis, além de mudar bastante a reação do corpo, que irá desenvolver um metabolismo mais rápido. Isso será feito de forma bastante eficiente e irá provocar uma melhora na forma como sua energia é consumida, tornando mais fácil solucionar os problemas de saúde que você possa ter em decorrência do hipotireoidismo.

Vale frisar que, apesar de parecer algo facilmente solucionável, bastando apenas tomar levotiroxina sódica, o problema do hipotireoidismo não deve ser encarado com superficialidade.

Quais os pontos negativos da levotiroxina sódica?

Por ser um hormônio artificial, ele pode causar problemas bem graves no seu equilíbrio do seu corpo, visto que muitas vezes ocorrem problemas de diagnóstico em relação ao hipotireoidismo. Em muitos casos uma tireoide que funciona parcialmente, é logo diagnosticada como não funcional e nesses casos os hormônios artificiais presentes na levotiroxina sódica irão competir com os hormônios naturais já existentes.

Se todas as pessoas se adaptassem facilmente ao T4 artificial, isso não seria nenhum problema, no entanto, em alguns casos, o corpo tem dificuldade em transformar o T4 em T3, que é o hormônio responsável por fazer quase todo o trabalho associado ao T4.

A levotiroxina sódica emagrece ou engorda?

EM suma, não há garantias de nenhum dos dois casos. Pensar nesse medicamento como sendo um emagrecedor ou até mesmo um termogênico é uma atitude leviana e irresponsável. Justamente por esse motivo a automedicação com a levotiroxina sódica não é recomendada, uma vez que ela pode vir a desregular toda a estrutura do seu sistema endócrino e trazer problemas ainda maiores.

Com todas essas questões em mente, é imprescindível procurar um médico e questioná-lo se a levotiroxina sódica é o medicamento ideal para você, visto que existem outras alternativas para o tratamento desse problema. Vale lembrar que suplementos hormonais só devem ser considerados em casos urgentes.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply