🥇Lábios ressecados: Como evitar e tratar? Veja as melhores dicas!🤔

Apesar de também ocorrer nos dias de verão, os lábios ressecados, rachados e com peles repuxadas são bem mais comuns durante o inverno, contudo, a exposição ao clima não é a única responsável por esse desconforto que também acaba prejudicando seu visual.

A região dos lábios é muito sensível, e além dos fatores como vento, frio, sol, poluição e baixa umidade do ar, o atrito que é causado naturalmente enquanto falamos ou comemos, também contribui para deixar os lábios mais ressecados. Falaremos das causas, de como prevenir e tratar os lábios ressecados, além de outras dicas para melhorar a aparência dos lábios.

Quais as causas dos lábios ressecados?

Como falamos, existem vários fatores que podem deixar os lábios ressecados, por se tratar de uma área muito sensível, exposta e constantemente utilizada. O clima mais frio ou mais seco, a exposição solarem excesso, a poluição e a baixa umidade do ar também ajudam a deixar os lábios ressecados. Ao longo do dia usamos os lábios para falar, comer e beber e todos esses pequenos movimentos causam atritos que deixam os lábios mais expostos às bactérias.

O ressecamento labial também ser o resultado de uma reação alérgica a determinado batom, creme dental, alimentos ou bebidas, além de poder significar  um sinal de distúrbios nutricionais, como anemia e falta de vitaminas.

Outro fator bastante comum que causa o ressecamento dos lábios é a falta de hidrataçvocê pode resolver de forma bem simples tomando pelo menos 2 litros de água diariamente e usando produtos apropriados para a hidratação labial.

Ao perceber o ressecamento labial, a maioria das pessoas têm o costume de umedecer os lábios com a língua, o que acaba agravando a situação (ainda que cause uma sensação de alívio imediato), pois os lábios ficam ainda mais ressecados e desidratados quando a saliva seca. Além disso, a saliva tem por volta de sete enzimas digestivas que ajudam a pré-digerir os alimentos e que podem causar agressões à pele sensível dos lábios.

Caso haja bolhas, além das rachaduras, indicamos que você procure um dermatologista para descobrir a verdadeira causa do ressecamento labial e também descartar possíveis doenças antes de tratar o ressecamento labial com as dicas a seguir:

Como tratar lábios ressecados?

Como são muitas as causas dos lábios ressecados, também existem diversas alternativas de tratamento, sendo que a mais comum é a hidratação, que é feita com o aumento na quantidade de água que você toma diariamente e também com produtos indicados para hidratar os lábios, como a manteiga de cacau, os lip balms e batons à base de cera de abelha ou algumas manteigas feitas de outros frutos ricos em gordura vegetal, como a manteiga de macadâmia e a de karité. Esses produtos hidratam e têm ação emoliente, que é a combinação de água, óleo e gorduras, e por isso têm forte poder de hidratação.

Como prevenir o ressecamento dos lábios?

A melhor forma de prevenção é manter seu corpo e o local sempre hidratados. Além da ingestão de água e do uso de hidratantes labiais, é recomendado também evitar o uso de batons de longa duração ou com efeito matte, que deixam os lábios mais ressecados que os outros tipos.

Protetor labial masculino

Muitos homens acabam evitando o uso de manteiga de cacau devido ao acabamento brilhoso que o produto deixa nos lábios (por causa da oleosidade). No entanto, existem produtos manipulados que possuem o mesmo efeito hidratante, sem deixar os lábios brilhando, além de algumas marcas que investiram na produção de produtos mais secos, especialmente para o público masculino.

Algumas dicas para melhorar a aparência dos lábios

Além de todas as dicas que já demos anteriormente para o tratamento e prevenção dos lábios ressecados, como beber bastante água, usar hidratantes labiais, e evitar umedecer os lábios com a língua, veja agora algumas dicas para melhorar a aparência dos lábios:

  • Use hidratantes labiais a cada 2 horas;
  • As mulheres devem considerar o uso de batons que também sejam emolientes e hidratantes ou então usar um hidratante labial antes de passar o batom;
  • Nos dias mais quentes ou naquele dia em que você ficará muito tempo exposta ao sol, procure usar um protetor labial que também tenha filtro solar;
  • Passe uma fina camada de bepantol nos lábios antes de dormir;
  • Evite fazer esfoliações frequentes, pois o efeito liso dura muito pouco e aumenta a produção de células mortas;
  • Evite ao máximo morder e puxar as peles soltas com os dentes ou as unhas, pois, além de causar fissuras, pode infeccionar e agravar o problema;
  • A alimentação tem um grande peso na saúde e na aparência dos lábios, portanto evite alimentos e bebidas muito cítricas ou ácidas.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply