đŸ„‡Jejum intermitente: O que Ă©? Como fazer? Faz mal?đŸ€”

Perder peso nĂŁo Ă© só  questĂŁo de estĂ©tica. Muitas pessoas precisam se reeducar com dietas para melhorar sua saĂșde. Dependendo do objetivo e das metas, uma dieta pode ser mais eficaz que a outra, dar resultados mais rapidamente ou oferecer menos restriçÔes alimentares. Seja qual for seu motivo para estar lendo esste artigo sobre o jejum intermitente (tambĂ©m chamado de JI), iremos esclarecer todas as possĂ­veis dĂșvidas sobreo J, explicar como fazĂȘ-lo, citar os benefĂ­cios, se ele pode fazer mal, se qualquer pessoa pode praticĂĄ-lo e muito mais. Leia esste artigo atĂ© o final e aprenda tudo sobre o Jejum Intermitente.

O que Ă© jejum intermitente?

O Jejum Intermitente nada mais Ă© do que uma dieta em que vocĂȘ deve ficar sem comer por um tempo e pode se alimentar em outros momentos, os quais sĂŁo chamados de janelas de alimentação.

Como fazer este Jejum?

Existem muitas formas de fazer o jejum intermitente. principal diferença entre elas Ă© o perĂ­odo em que a pessoa pode ficar sem comer. Veja a seguir como fazĂȘ-lo:

MĂ©todo 16/8

Nesse mĂ©todo, vocĂȘ jejua 16 horas por dia e encaixa 2 ou 3 refeiçÔes durante a janela de alimentação, que tem a duração de 8 horas. No JI, um jeito fĂĄcil de ficar 10 horas sem comer Ă© deixando de tomar o cafĂ© da manhĂŁ e fazendo a primeira alimentação do dia algumas horas mais tarde. No jejum intermitente, o importante Ă© o tempo em que a pessoa consegue ficar sem comer. Outra dica Ă© jantar cedo. Desse jeito Ă© fĂĄcil fazer essas 16 horas de jejum, contando com as 8 horas de sono.

Dieta 5/2

Nessa dieta vocĂȘ pode comer normalmente por um perĂ­odo de 5 dias na semana e precisa consumir apenas 500 calorias durante os outros 2 dias da semana.

Come-Para-Come

Quando vocĂȘ faz jejum durante de 24 horas seguidas, em um ou dois dias na semana, podendo comer normalmente nos outros dias.

Jejum em dias alternados

VocĂȘ delimita uma quantidade mĂĄxima de calorias para ingerir em dias alternados.

Dieta do guerreiro

Nessa dieta vocĂȘ pode comer frutas e vegetais crus durante o dia e uma refeição bem elaborada Ă  noite.

Pular uma refeição:

Como o nome diz, vocĂȘ pula uma refeição para aumentar o tempo que passa em jejum. Todos fazemos jejum durante a noite,  pois deixamos de comer por um perĂ­odo de atĂ© 8 horas e quebramos o jejum ao acordar, tomando um cafĂ© da manhĂŁ reforçado – afinal, dizem que Ă© a refeição mais importante do dia. Ao pular o cafĂ© da manhĂŁ vocĂȘ aumenta o tempo de jejum e diminui algumas calorias.

Aconselhamos que vocĂȘ consulte um mĂ©dico endocrinologista ou um nutricionista para que possa escolher a melhor forma de fazer o jejum intermitente.

Quais sĂŁo os benefĂ­cios do jejum intermitente?

Existem diversos especialistas que acreditam que o benefĂ­cio mais importante do jejum intermitente Ă© diminuir a quantidade de refeiçÔes por dia. AlĂ©m disso vocĂȘ pode acordar mais tarde, afinal nĂŁo precisarĂĄ preparar o cafĂ© da manhĂŁ e se alimentar antes de sair de casa. Gasta-se menos dinheiro na rua, com lanches de 3 em 3 horas, e tem-se um dia mais produtivo, jĂĄ que vocĂȘ tambĂ©m nĂŁo faz pequenos intervalos para se alimentar no decorrer do dia.

Outra vantagem é a perda de peso, que acontece se a pessoa não compensar a quantidade de comida ingerida durante a janela de alimentação. A ideia é lógica: Comendo menos, o consumo de calorias é menor. Além disso, durante o jejum intermitente o corpo passa a usar a gordura de reserva como fonte de energia.

O jejum intermitente pode fazer mal?

A resposta mais prĂĄtica Ă©: nĂŁo. VocĂȘ pode ficar atĂ© 36 horas sem comer sem com que faça mal.

O jejum intermitente só é contra-indicado para gestantes, lactantes, idosos, diabéticos. Pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos que deixem o sistema imunológico prejudicado ou pessoas com desordens alimentares, como anorexia e bulimia, por exemplo, também não devem aderir.

Confira o vĂ­deo que separamos para vocĂȘ ficar ainda mais por dentro do assunto:

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