?Gel para combater infeccoes causadas por bacterias?

Você notou alguma infecção naquela região íntima, precisa de ajuda e não quer passar vergonha perguntando sobre isso para o farmacêutico para que ele não pense besteira de você? Caso você ainda não conheça uma solução viável, barata e eficiente contra isso, o Metronidazol é um gel antibiótico muito vendido e usado para combater a doenças na pele que podem ser causadas por bactérias e até por protozoários.  Você deve aplica-lo externamente, ele é indicado para tratar áreas afetadas por diversos tipos de doenças bacterianas, e pela sua textura em forma de gel, isso  evita o desconforto durante e também após a aplicação.

Por isso, leia este artigo até o final e saiba tudo sobre o Metronidazol!

Qual a sua Posologia?

Antes de mais nada é importante dizer que o uso do gel Metronidazol envolve alguns cuidados básicos. Você terá que usar este medicamento apenas em casos de indicação médica. Ele exige receita simples para uso, pois a auto medicação geralmente traz consequências severas e muitos imprevistos para quem a pratica. O segundo cuidado que você precisará ter é que após iniciar o tratamento com o Metronidazol gel, você não pode interrompê-lo. Isto porque se o fizer, existe uma grande possibilidade de que os sintomas da doença não desapareçam. Algumas das bactérias podem ficar incubadas e só serem eliminadas com a aplicação a longo prazo, e  interrompendo parte do tratamento você pode possivelmente terá que iniciar o tratamento do começo.

Para aplicar corretamente: lave as mãos completamente para evitar a contaminação com possíveis bactérias ou fungos que possam estar nas suas mãos, por conta do dia-a-dia. Se o medicamento entrar em contato com os olhos, lave com água abundante. Também é de extrema importância que você faça a aplicação do antibiótico durante a noite, antes de dormir. Porque a região ficará segura e o remédio fará o efeito desejado, sem que você tire ele antes do tempo adequado. Cuide com o atrito de roupas, cobertas ou até mesmo outras pessoas. Troque de roupas de cama constantemente e cuide das condições de suas roupas íntimas. No caso de aplicação do Metronidazol em áreas íntimas, deve-se manter o tratamento mesmo durante o período menstrual, mesmo que os sintomas aparentes do malem questão pareçam ter sumido.

Alguns cuidados com o uso do Metronidazol Gel

Da mesma forma que você faria caso estivesse tomando um antibiótico via oral, o uso do Metronidazol gel exige a abstinência de álcool, já que ele realmente corta o efeito do antibiótico, e pode causar diversos possíveis efeitos colaterais com o seu uso combinado. Estes efeitos colaterais podem ser:

  • Perda da coordenação muscular;
  • Problemas no sistema nervoso;
  • Convulsões ou outros problemas não aparentes.

 É importante dizer que no caso de gestantes que estejam nos três primeiros meses da gravidez, ou ainda mulheres que estejam durante o período de aleitamento materno, o uso deve ser evitado. Alguns outros efeitos indesejados da mistura do medicamento com álcool são náuseas, tontura, vômito, alteração no apetite e no paladar. Por isso, melhor evitar o consumo de álcool, não é mesmo?

Gostou do texto? Veja este vídeo super funcional sobre o uso de Metronidazol.

Leave a Reply