🥇Gases abdominais: o que são e como eliminar?🤔

Ninguém realmente gosta de falar sobre isso, mas a verdade é que os gases abdominais são uma consequência natural do processo digestivo. Mesmo que eles sejam socialmente inaceitáveis, são uma processo natural da vida humana. A grande questão é quando eles tornam-se em execesso causam muita dor, sofrimento e até e inconvenientes em momentos diversos do dia a dia.

Vamos entender um pouco mais sobre isso e como podemos ajudar com dicas?

O que são os gases abdominais e como eles se formam?

Os gases são gerados de duas maneiras bem específicas, e quando existe a combinação dos fatores, eles se tornam os “silêncios mas mortais” e temidos gases. Vamos lá:

  • Ingestão de ar: através da ingestão de ar acontece que acontece quando você come muito rápido, ou quando masca muito chiclete, ou ainda quando você respira pela boca enquanto se alimenta. O processo natural é: o ar que você absorve nestas situações passa pela laringe e chega no estômago, onde se mistura com os gases naturais da digestão ( que serão explicados abaixo) e acaba aumentando a pressão dentro do estômago, causando dor e outros transtornos.
  • Gases provenientes da digestão: existem alimentos específicos, como o feijão e a couve flor, que são altamente fermentáveis, o que quer dizer que eles acabam fazem este processo de fermentação dentro do estômago e isso causa uma explosão de gases e dos piores. E para piorar, o nosso amigo intestino fermenta o excesso de açúcares e carboidratos, que não são digeridos pelo estômago, gerando ainda mais gases.

Quais são os sintomas de gases? Pode ser algo sério?

Não há muito o que dizer sobre. Os sintomas mais comuns dos gases é o desconforto estomacal, a vontade constante de soltar os gases e a dificuldade para evacuar naturalmente. Contudo, se os gases que você tem são realmente constantes e você não apresenta hábitos como os citados acima, você precisa saber que eles podem indicar doenças como:

  • Doença celíaca (restrição a glúten)
  • Intolerância à lactose e outras
  • Constipação (prisão de ventre)
  • Síndrome do intestino irritável.
  • Intoxicação alimentar
  • Gastroenterite infecciosa
  • Outras doenças estomacais e intestinais.

Desta forma, percebendo que há um excesso considerável de gases, procure um médico. A automedicação nestes casos pode causar mais dificuldades para o médico identificar a real causa dos sintomas.

O que fazer para eliminar os gases?

Tea time

Existem várias coisas que você pode fazer se estiver sofrendo de gases abdominais. Veja:

  1. Pressionar o abdômen para soltar gases
  2. Fazer uma massagem para soltar gases
  3. Tomar chás contra gases
  4. Tomar suco laxante para soltar o intestino
  5. Tomar um remédio de farmácia

Se você percebe que os gases acontecem quando você tem uma dieta pouco balanceada, tome cuidado pois isso pode vir a se tornar um quadro crônico. Se você sente que os gases são causados por conta de um problema no intestino, procure o médico. Tenha em mente que os processos tem de ser naturais e qualquer que seja a extravagância deverá ser analisada por um especialista.

Gostou o texto? Que tal ver este vídeo que fala sobre o assunto?

Leave a Reply