?Drenagem Linfática?

Talvez você esteja lidando com o inchaço causado pela retenção de líquidos, bem como com questões de baixa imunidade e celulite. Problemas tão diferentes não parecem que com apenas uma solução você possa resolver todos eles. E a verdade é que sim, com apenas uma solução você é capaz de tratar estes problemas e mais. Vamos entender sobre a Drenagem Linfática e os seus benefícios para a saúde?

O que é o Sistema Linfático?

Falamos muito sobre este nome, mas a verdade é que não conhecemos muito sobre ele. Juntamente com o sistema circulatório, está o sistema linfático, que é uma grande rede de vasos e estruturas chamadas pelos médicos de nódulos linfáticos. É através dele que circula o que chamamos de linfa, ou ainda de fluído linfático, que é substância incolor ou bem amarelada que responsável por carregar anticorpos (glóbulos brancos) que visam proteger o corpo contra as bactérias e vírus, além de remover fluídos em excesso dos tecidos, absorver e transportar os ácidos graxos e gordura e produzir as células do sistema imune. Um monte de coisas não é?

Geralmente damos muita atenção a circulação sanguínea, e acabamos deixando a circulação linfática de lado. Contudo, ela é a responsável por absorver e excreção de sangue, macromoléculas e também detritos que são produzidos pelas células, que acabam não sendo captados pelo sistema circulatório. É a linfa que percorre o sistema linfático através de contrações musculares e por conta da pulsação de artérias próximas, é por isso que, quando um vaso fica obstruído, a linfa acaba se acumulando na região que chamam de edema.

O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática é um tipo massagem usada desde sempre e vem cruzando gerações. Essa massagem é capaz de estimular o sistema linfático, e fazer com que ele trabalhe mais rapidamente.  A função da drenagem é de fato retirar a linfa que se acumula entre as células, e por conta deste estímulo, o inchaço e a celulite somem.

Quais seus benefícios? 

Mesmo que ela realmente funcione, não indicamos a drenagem linfática para os casos de gravidez e pessoas com problemas vasculares. Alguns dos principais benefícios que você terá com a drenagem linfática incluem:

  • Desintoxica o organismo.
  • Elimina líquidos acumulados no organismo.
  • Ativa o sistema imunológico.
  • Atua como analgésico.
  • Alivia hematomas e inchaços após cirurgias plásticas.
  • Auxilia no tratamento da celulite.

Ela ajuda a emagrecer?

A verdade é que a drenagem linfática não te faz emagrecer sozinha. O que ela faz mesmo é eliminar os líquidos e as toxinas, que ficam ocupando espaço dentro de você e isso pode até reduzir medidas, as não emagrece de fato, pois não elimina gordura.

Dicas para potencializar o efeito da drenagem linfática

Cuidado com a alimentação – Alimentos ricos em sódio, como refrigerantes ou macarrão instantâneo, favorecem a retenção de líquido do corpo. Manter uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes também ajuda a desintoxicar

  • Varizes – As veias altas e o inchaço não são um problema do sistema linfático, e sim no sistema venoso. Nesse caso, a drenagem não funciona e pode até prejudicar a sua condição. Procure um médico especialista.
  • Exercício regular – Além de acelerar o sistema linfático, os exercícios te manterão em forma.

Gostou do texto? Que tal um vídeo sobre o assunto para que fique ainda mais por dentro e possa contar para todas as suas amigas?

Leave a Reply