ūü•áDrenagem Linf√°ticaūü§Ē

Talvez voc√™ esteja lidando com o incha√ßo causado pela reten√ß√£o de l√≠quidos, bem como com quest√Ķes de baixa imunidade e celulite. Problemas t√£o diferentes n√£o parecem que com apenas uma solu√ß√£o voc√™ possa resolver todos eles. E a verdade √© que sim, com apenas uma solu√ß√£o voc√™ √© capaz de tratar estes problemas e mais. Vamos entender sobre a Drenagem Linf√°tica e os seus benef√≠cios para a sa√ļde?

O que é o Sistema Linfático?

Falamos muito sobre este nome, mas a verdade √© que n√£o conhecemos muito sobre ele. Juntamente com o sistema circulat√≥rio, est√° o sistema linf√°tico, que √© uma grande rede de vasos e estruturas chamadas pelos m√©dicos de n√≥dulos linf√°ticos. √Č atrav√©s dele que circula o que chamamos de linfa, ou ainda de flu√≠do linf√°tico, que √© subst√Ęncia incolor ou bem amarelada que respons√°vel por carregar anticorpos (gl√≥bulos brancos) que visam proteger o corpo contra as bact√©rias e v√≠rus, al√©m de remover flu√≠dos em excesso dos tecidos, absorver e transportar os √°cidos graxos e gordura e produzir as c√©lulas do sistema imune. Um monte de coisas n√£o √©?

Geralmente damos muita aten√ß√£o a circula√ß√£o sangu√≠nea, e acabamos deixando a circula√ß√£o linf√°tica de lado. Contudo, ela √© a respons√°vel por absorver e excre√ß√£o de sangue, macromol√©culas e tamb√©m detritos que s√£o produzidos pelas c√©lulas, que acabam n√£o sendo captados pelo sistema circulat√≥rio. √Č a linfa que percorre o sistema linf√°tico atrav√©s de contra√ß√Ķes musculares e por conta da pulsa√ß√£o de art√©rias pr√≥ximas, √© por isso que, quando um vaso fica obstru√≠do, a linfa acaba se acumulando na regi√£o que chamam de edema.

O que é a drenagem linfática?

A drenagem linf√°tica √© um tipo massagem usada desde sempre e vem cruzando gera√ß√Ķes. Essa massagem √© capaz de estimular o sistema linf√°tico, e fazer com que ele trabalhe mais rapidamente.¬† A fun√ß√£o da drenagem √© de fato retirar a linfa que se acumula entre as c√©lulas, e por conta deste est√≠mulo, o incha√ßo e a celulite somem.

Quais seus benefícios? 

Mesmo que ela realmente funcione, não indicamos a drenagem linfática para os casos de gravidez e pessoas com problemas vasculares. Alguns dos principais benefícios que você terá com a drenagem linfática incluem:

  • Desintoxica o organismo.
  • Elimina l√≠quidos acumulados no organismo.
  • Ativa o sistema imunol√≥gico.
  • Atua como analg√©sico.
  • Alivia hematomas e incha√ßos ap√≥s cirurgias pl√°sticas.
  • Auxilia no tratamento da celulite.

Ela ajuda a emagrecer?

A verdade é que a drenagem linfática não te faz emagrecer sozinha. O que ela faz mesmo é eliminar os líquidos e as toxinas, que ficam ocupando espaço dentro de você e isso pode até reduzir medidas, as não emagrece de fato, pois não elimina gordura.

Dicas para potencializar o efeito da drenagem linf√°tica

Cuidado com a alimenta√ß√£o ‚Äď Alimentos ricos em s√≥dio, como refrigerantes ou macarr√£o instant√Ęneo, favorecem a reten√ß√£o de l√≠quido do corpo. Manter uma alimenta√ß√£o equilibrada e rica em antioxidantes tamb√©m ajuda a desintoxicar

  • Varizes ‚Äď As veias altas e o incha√ßo n√£o s√£o um problema do sistema linf√°tico, e sim no sistema venoso. Nesse caso, a drenagem n√£o funciona e pode at√© prejudicar a sua condi√ß√£o. Procure um m√©dico especialista.
  • Exerc√≠cio regular ‚Äď Al√©m de acelerar o sistema linf√°tico, os exerc√≠cios te manter√£o em forma.

Gostou do texto? Que tal um vídeo sobre o assunto para que fique ainda mais por dentro e possa contar para todas as suas amigas?

Leave a Reply