ūü•áDieta Dash: Conhe√ßa os benef√≠cios dessa nova dieta americanaūü§Ē

Se você cansou de dietas restritivas e quer perder peso de forma muito saudável e comendo de praticamente tudo? A Dieta Dash está fazendo o maior sucesso no mundo todo, e é neste post que você descobre o porquê!

Com o grande avanço da tecnologia alimentícia, cada vez mais surgem dietas com propósitos realmente diferentes. Levando em conta essa consideração, escolhemos falar sobre a Dieta Dash que vem transformando a forma como as pessoas perdem peso em todo o  mundo todo, e para desvendarmos quaisquer que seja os seus mistérios, vamos explicar aqui tudo o que é possível saber sobre ela. Então, se você já tentou diversas dietas restritivas, e acabou que não conseguiu alcançar nenhum dos seus objetivos, é mais do que hora de conhecer a Dieta Dash!

O que é a Dieta Dash?

Antes de mais nada temos que entender porque ela leva este nome.¬† A Dieta Dash foi profundamente estudada e desenvolvida por diversos cientistas americanos antes de chegar no seu resultado final que tem feito a cabe√ßa de milhares de pessoas ao redor do mundo. Em ingl√™s,¬†DASH significa Dietery Approaches to Stop Hypertension ‚Äď que em uma tradu√ß√£o livre, ficaria “Abordagem Diet√©tica para Impedir a Hipertens√£o” (ADIH).

Esta dieta foi especialmente desenvolvida para ajudar a você as pessoas que sofrem de problemas relacionados a hipertensão. A grande maioria das pessoas que sofrem deste mal também sofrem do que chamamos de obesidade mórbida.  E as duas doenças concomitantemente fazem com que o organismo sofra profundamente. O processo é realmente simples: o obeso tem o costume de comer muito e muitas coisas com sódio e altas calorias e isso faz com que aumente a pressão correndo risco de morte.

Como a Dieta DASH funciona?

Como dito logo acima, ela foi desenvolvida especificamente para controlar problemas relacionados a hipertens√£o. Portanto, a Dieta Dash √© composta por alimentos sem gordura, sem a√ß√ļcar e principalmente sem sal. E antes que voc√™ tenha um treco,¬†a dieta permitida ao mesmo tempo a ingest√£o de diversos tipos de alimentos variados, sem que voc√™ precise lidar com grandes restri√ß√Ķes, como geralmente √© na maioria das dietas.

A Dieta Dash emagrece mesmo?

Como explicado no post anterior, fun√ß√£o principal da Dieta Dash n√£o √© emagrecer e mas controlar a hipertens√£o do paciente, diminuir o colesterol ruim e exercitar o f√≠sico, permitindo a manuten√ß√£o adequada da sa√ļde. √Č claro que se voc√™ diminuir a quantidade de sal, e melhorar a variedade de alimentos, voc√™ ter√° por consequ√™ncia da Dieta Dash um emagrecendo saud√°vel podendo desfrutar dos benef√≠cios de uma vida saud√°vel.

Ela funciona sim, mas se voc√™ n√£o tem problemas de press√£o alta e ou ainda colesterol alto, √© importante que voc√™ procure um nutricionista que poder√° te indicar o melhor tratamento para que voc√™ possa perder peso com sa√ļde.

O que é permitido comer na Dieta Desh?

Quando voc√™ aderir a dieta, voc√™ poder√° comer legumes, verduras, folhas, frutas, carboidratos em poucas quantidades, doces em poucas quantidades, aves, peixes, carnes com baixo teor de gorduras, castanhas e cereais. E o melhor de tudo √© que √©¬†uma dieta realmente f√°cil de ser mantida simplesmente pelo fato de estar relacionado a muitos tipos de alimentos e n√£o ter grandes restri√ß√Ķes como as outras. A verdade √© que o grande vil√£o das dietas, √© o¬†s√≥dio. Ele √© o o principal respons√°vel por impedir as veias e as art√©rias do corpo que resultam o que promovem o aumento da press√£o arterial. Se o sal for praticamente abolido das refei√ß√Ķes, a hipertens√£o ser√° controlada.

A Dieta Dash funciona com pequenas por√ß√Ķes de v√°rios alimentos por dia, pouca gordura e muito pouco carboidrato. Por esse motivo, por ser uma dieta bastante saud√°vel a pessoa acaba ingerindo menos calorias, fazendo um tipo de atividade f√≠sica e acaba perdendo peso consequentemente.

A seguir a lista de alimentos que você pode e deve adicionar na sua dieta diariamente e sem preocupação:

  • Legumes: cenoura, vagem, chuchu, berinjela, abobrinha, beterraba, ab√≥bora, pepino, nabo, tomate;
  • Verduras: couve, alface, r√ļcula, espinafre, br√≥colis, couve-flor, taioba, repolho, couve-chinesa, almeir√£o;
  • Frutas: ma√ß√£, banana, manga, melancia, mel√£o, p√™ssego, ameixa, morango, maracuj√°, mirtilo, framboesa, acerola, abacate, abacaxi, lim√£o, laranja;
  • Aveia
  • Derivados do leite sem gordura
  • Castanhas
  • Chia

Quais as sugest√Ķes de card√°pio para seguir a Dieta Dash?

Se voc√™ realmente se interessou pela Dieta Dash, temos algumas sugest√Ķes de card√°pios que podem ser √ļteis para te ajudar neste novo processo da sua vida de reeduca√ß√£o alimentar.

Sugestão para o Café da manhã

1 x√≠cara (ch√°) de caf√© com leite desnatado e sem a√ß√ļcar
1 fatia de p√£o integral com 1 colher pequena de requeij√£o light
1 mam√£o

Sugest√£o para o Lanche da manh√£

1 maçã ou um pêssego

Sugestão para o Almoço

Salada crua de cenoura com beterraba e brócolis e couve-flor cozidos no vapor
4 colheres (sopa) de arroz integral
1/2 concha de feijão preto (de preferência cozido com uma beterraba dentro)
1 filé de frango médio grelhado no azeite
1 fatia de abacaxi (ou outra fruta de sua preferência)

Sugest√£o para o Lanche da tarde

  • 3 biscoitos integrais com ricota light
  • 1 x√≠cara de ch√° sem cafe√≠na
  • 1 banana com canela no micro-ondas

Sugest√£o para o Jantar

Salada de alface, r√ļcula e tomate e legumes cozidos no vapor (o de sua prefer√™ncia)
1 prato de macarr√£o de massa integral com tomate e manjeric√£o
1 fruta de sua preferência como sobremesa.

Sugest√£o para o lanche da noite

1 pote de iogurte natural light.

Gostou do texto? Veja este vídeo relacionado ao assunto e fique ainda mais por dentro dele!

Leave a Reply