?Dicas de organização para a mulher moderna?

Hoje em dia as coisas mudaram e muito para as mulheres. Desde donas de casa até donas de empresas, as mulheres evoluíram exponencialmente e, muitas vezes, isso acaba gerando falta de tempo para conseguir dar aquela organizada merecida em casa. Seja morando sozinha, dividindo um apartamento com as amigas, morando com os pais ou com o cônjuge, a falta de organização sempre vira um problema, afinal, nem todo mundo consegue contratar uma diarista para dar aquela geral na casa.

É por isso que agora você verá algumas dicas de organização para que você possa, com o passar do tempo, criar um ambiente mais fácil de arrumar e de manter organizado.

1- Organização não é milagre

Não se engane achando que organizando bem uma vez as coisas vão se manter em perfeita ordem. A dica fundamental de organização é que ela tem uma relação profunda com o hábito. Quando for organizar suas próprias coisas, procure pensar em onde você costuma deixar cada coisa, então procure um jeito de fazer com que a organização seja afeita da forma mais natural possível.

2- Priorizar é fundamental

Se você tem alguma coisa que utiliza diariamente, deve ser deixado sempre ao seu alcance. Se tem algum outro objeto que você não utiliza quase nunca, vale deixar guardado num armário ou em caixas organizadoras. O que vale é saber onde cada coisa está guardada.

Procure organizar seus pertences em 3 grupos: O que tem uso diário, fica nas prateleiras, cômodas e lugares de fácil acesso. Os objetos que você usa ocasionalmente, como guarda-chuvas, roupa de balada e similares, devem ficar em gavetas e armários, acessíveis, mas nem tanto. Já aquelas coisas que você quase nunca usa, podem ficar em caixas sobre os armários e estantes ou então considere se desfazer delas.

3- Caixas organizadoras, porta trecos e similares

Sabe aquelas coisas pequenas, que sempre ficam espalhadas aqui e ali? Guardá-las em organizadores é uma ótima ideia. Os organizadores, além de facilitar na hora de encontrar o que você precisa, ajudam a deixar as coisas muito mais organizadas e sem tanta poluição visual.

4- Desapegue-se!

Pare e pense: Você realmente precisa de tudo o que tem em casa? Desapegar das coisas que você não precisa mais, além de ser ótimo para liberar espaço, faz a energia circular melhor e deixa tudo mais leve. Não tem nada pior para deixar um ambiente pesado do que manter sempre a mesma decoração por um longo período de tempo. Renovar é importantíssimo e faz maravilhas pelo seu psicológico.

5- Mantenha uma rotina e distribua tarefas

Independentemente do seu estado de cansaço e das emergências do dia, se esforce para manter a limpeza e a organização do que possa ter ficado fora do lugar para que a casa fique limpa e organizada durante mais uma semana. Vale ressaltar que a organização da casa não deve sobrecarregar ninguém, afinal, todos têm suas obrigações e fazem uso da casa, então, é fundamental que haja uma divisão nas tarefas. Inclusive as crianças devem ser incluídas, mesmo que elas atrapalhem mais do que ajudem, é super importante criar nelas a ideia de que a arrumação da casa é obrigação de todos.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply