16:55 28
↑35° ↓23° Mossoró-RN
Neto Queiroz
Postado em 23/04/2014 por Neto Queiroz

ELEITOR CHEIO DE DÚVIDAS

O eleitor mossoroense está cheio de dúvidas no tocante ao pleito eleitoral suplementar. A maior delas diz respeito a situação jurídica que envolve a deputada estadual Larissa Rosado, bem como a prefeita afastada Cláudia Regina.

 

SITUAÇÃO DELICADA

Sem emoção e friamente falando, tanto Cláudia quanto Larissa estão em situação delicada sob o ponto da Justiça Eleitoral. Larissa, por conta e risco, mantém sua campanha nas ruas, mas, basta uma negativa do Tribunal Superior Eleitoral para que o “sonho” socialista vá para o espaço.

 

SITUAÇÃO DELICADA II

No caso específico de Cláudia Regina, embora sua assessoria jurídica tenha ingressado com um Mandado de Segurança no TSE, duas variáveis precisam ser analisadas. Primeiro é que o recurso está nas mãos da minstra Laurita Vaz, que, em ocasiões anteriores, negou os pedidos formulados pela prefeita cassada. A segunda variável diz respeito ao término do prazo de substituições das chapas que, na verdade, tem gerado questionamentos, mas de qualquer modo, se for negado o recurso a Cláudia, corre-se grandes riscos de sequer permitir mudanças na chapa.

 

JUDICIALIZAÇÃO IRREVERSÍVEL

Diante de tudo isso, o curioso e até lamentável é que o eleitorado não está interessado na proposta dos postulantes à chefia do Executivo, na verdade, a população quer saber quem pode fazer campanha, quem teve o registro deferido ou indeferido ou mesmo qual coligação terá condições de promover substituições na chapa majoritária. É a judicialização irreversível.

 

PLUGADO

E falando sobre o parlamento, não podemos deixar de reconhecer a atuação dos estreantes Alex do Frango (PV) e Nacizio Silva (PTN).

 

Percebemos a clara tentativa de alguns em querer desqualificá-los, por razões que a coluna desconhece, mas ambos, com muita simplicidade, fazem o trabalho melhor do que os “gênios” e “donos da verdade”. Parabéns a ambos.

 

O termo “donos da verdade” foi criado pelo líder da base governista, vereador Manoel Bezerra (DEM), para se referir a alguns parlamentares que entendem ser detentores da patente da “verdade”. Manoel é um homem de origem na agricultura, mas isso não o impede de ser um bom vereador e, mais do que isso, não o desqualifica. Manoel é um bom homem e merece respeito.

 

O Detran/RN está realizando ações direcionadas à educação no trânsito. Não deixa de ser uma grandiosa iniciativa, mas a coluna entende que a questão do nosso trânsito caótico é bem mais complexa e passa seguramente pela formação do condutor. Uma saída e radical, diga-se de passagem, seria a invalidação de todas as CNHs da cidade, para que, houvesse sim, uma formação rígida do condutor.

 

NOTAS GERAIS

PROCURANDO A PAZ

Na Ordem do Dia, a visita do professor/mestre Pedro Arturo Rojas à GAZETA DO OESTE. Ele nos trouxe o convite para o lançamento do livro “Procurando a Paz”, de autoria da sua filha, Laura Rojas. O lançamento ocorrerá no dia 8 de maio, às 19h, no auditório da Fafic, no campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 

SOCIÓLOGO EXPERIENTE

Pedro Arturo é um sociólogo experiente e integra os quadros da Uern. Dentre as várias obras publicadas, a coluna destaca que o trabalho realizado por ele a respeito da escalada da violência na Colômbia e ainda em outros países. Ele é natural da Colômbia e há anos reside em Mossoró. O colunista tem um enorme carinho pelo mestre Pedro Arturo e reafirmo que é uma grande honra receber a sua visita.

 

TRAIÇÃO HUMANISTA DA SOLIDARIEDADE

Também na Ordem do Dia, a traição feita contra o empresário David Rodrigues que foi, de modo sorrateiro e covarde, defenestrado do comando municipal do Partido Humanista da Solidariedade (PHS). O pior é que o golpe partiu exatamente de quem sempre teve apoio do David. 

 

ATO ANTIDEMOCRÁTICO

Por esta razão que a coluna não consegue dar crédito para quem busca a adesão de agremiações partidárias por meio de intervenção, um ato “simbólico” de brutalidade. Quando não se consegue atrair o apoio por intermédio do convencimento ou mesmo das ideias parte-se para a intervenção que, repito, não se concebe em uma democracia.

 

RESPOSTA POPULAR

O que nos conforta é que este tipo de atitude, em geral, recebe a devida resposta da população. Mesmo por insistência de uns poucos, o povo não quer o retorno da ditadura, mesmo que seja uma ditadura partidária. Nunca mais.

 

RÁPIDAS

• PRIORIDADE - Tanto a candidatura de Fátima Bezerra quanto de Robinson Faria representam projetos prioritários de seus partidos.

• NACIONAL - Não é apenas prioridade em nível estadual, trata-se de prioridade do comando nacional, tanto do PSD quanto do PT.

• FORMATAÇÃO - As duas legendas trabalham agora no sentido de formatar as coligações proporcionais, para acomodar os deputados.

• ESTRATÉGIAS - Ontem, o comando do PSD no Estado discutiu estratégias neste sentido. Algumas alternativas foram colocadas em discussão.

• ESPIONAGEM - Grampo telefônico instalado de maneira ilegal pode dar cadeia, sem dó e nem piedade. Portanto, cuidado, hein, bom moço...

 

 Na Ordem do Dia, a boa atuação do vereador Naelson Araujo, o Naelson do PV, que ocupa vaga deixada pelo vereador Francisco Carlos (PV). Naelson leva diariamente assuntos importantes para a tribuna do parlamento mossoroense, contemplando diversas localidades. De maneira simples e, sem querer o “gênio” ou “dono da verdade”, ele muito mostra vocação e espírito público.

 

Charge
Twitter
(0xx84) 3314.1687
Avenida Cunha Mota, 100 - Centro - Mossoró(RN) - CEP: 59600-160