🥇Como limpar porcelanato? Aprenda tudo aqui🤔

A forma de limpar porcelanato é uma das dúvidas mais comuns de quem investe nesse tipo de piso para a casa. O porcelanato apresenta diversas questões bem particulares que tem de ser vistas com calma, para não danificar ou manchar. Falaremos mais sobre como limpar porcelanato, o que é bom e o que não é quando o assunto são porcelanatos e ainda como realizar a limpeza pós-obra, que pode ser a mais complicada no caso dos pisos de porcelanato.

Como limpar porcelanato no pós-obra?

Um dos momentos mais difíceis do porcelanato é exatamente o pós-obra, afinal a possibilidade do porcelanato ser riscado por uma pequena sobra de areia ou cimento é gigante. Por isso é recomendado varrer o porcelanato com uma vassoura de cerdas macias antes de passar o pano úmido, para evitar atrito. Assim você garantirá que o pano não danifique nada. Os rejuntes são um caso à parte, pois, dependendo do tipo de rejunte, pode ser que ele exija algum método diferente de limpeza.

Outro ponto bem importante no pós-obra é não se desesperar quando perceber que o porcelanato brilhante está fosco. Isso acontece porque ele está envolvido em uma cera para evitar que risque durante o transporte e a aplicação. Realizar a limpeza do porcelanato com essa cera é bem simples: é só usar um saponáceo cremoso ou cimento branco,  assim você terá uma solução simples para esses casos.

Outra questão é a sujeira que pode ocorrer quando os aplicadores são descuidados. Nesse caso, a melhor forma de limpar porcelanato é utilizando produtos especializados, que manterão o brilho e também protegerão seu porcelanato.

Como limpar porcelanato no dia a dia?

Quando falamos da limpeza diária de porcelanato, a dica é focar primeiramente na limpeza de rotina, mas estar preparada para todo o tipo de acidente, pois todos sabemos que o porcelanato é extremamente sensível a uma série de manchas e pequenos riscos. Mostraremos como limpar porcelanato em cada um desses casos:

A limpeza diária pode ser feita com a vassoura de cerdas bem macias e um pano úmido, só para tirar os excessos e a gordura do porcelanato. Não aplique nenhum produto diretamente no porcelanato, isso pode acabar manchando ele.

No caso de manchas especificas, existem algumas soluções para cada tipo de problema, que irão salvar seu porcelanato:

Graxas e óleos: Recomenda-se a limpeza com água quente e detergente alcalina.

Tintas: Removedor de tintas (sempre use com cuidado e em pouca quantidade!).

Ferrugem e café: Nesse caso, o indicado é utilizar água sanitária, saponáceo cremoso e limpeza total.

Tinta de caneta: Utilize um solvente orgânico, como acetona ou benzina. Use somente o necessário para retirar a mancha.

Borracha de pneu: Utilize um solvente orgânico (aguarrás) ou um saponáceo cremoso. Embora o porcelanato não seja o piso mais recomendado para garagens, esse procedimento ajuda bastante.

Cerveja ou vinho: Detergente alcalino ou então água sanitária.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply