🥇 Como Esfoliar a Pele 🤔

A nossa pele é um órgão realmente incrível. Além de ser o nosso cartão de visitas para o mundo, ela protege os nossos tecidos internos, mentem a nossa temperatura sempre regulada,  reserva alguns dos nutrientes fundamentais para a vida e ainda nos permite perceber o sentido do tato.  Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Ou que ela possui três camadas, sendo que a terceira liga a pele ao tecido muscular?

Por isso ao esfoliar a pele temos que tomar alguns cuidados. Vamos entender quais são? Leia este artigo até o final e descubra!

Como a nossa pele é composta?

Epiderme

Como dito logo acima, a nossa pele é composta por três partes. Sendo que a primeira deles é chamada de epiderme. Esta por sua vez, pode ser a camada mais grossa e pode variar de acordo com cada parte do corpo (como podemos observar nas mãos e nos pés). A epiderme é a que contém os produtores de melanina, que definem qual é cor da pele, e também é onde ficam os pequenos folículos onde são gerados os pelos do corpo humano. Você sabia que na Epiderme não existem vasos sanguíneos? Isso é para que os micro-organismos não tenham acesso a eles.

Derme

A segunda camada é conhecida como Derme. Ela é a base da epiderme e é onde fica todo o colágeno e a elastina. Isso quer dizer que é a derme que se parte quando nós engordamos e emagrecemos muito rápido, o que formam as conhecidas estrias. Também é na derme ficam localizados os sensores que são os responsáveis por todas sensações que sentimos ao toque, e é exatamente por esta razão que temos sensações muito mais intensas onde a pele é consideravelmente mais fina como por exemplo nos genitais e nos lábios.

Tecido Adiposo

Há quem diga que a terceira camada não pode ser considerada pele por tratar-se de tecido adiposo. Na verdade é o tecido adiposo que fica responsável pela nossa proteção contra o frio. Ele funciona principalmente como um reservatório de energia, que isola, absorve os choques e fixa os órgãos. Lembra dos tipos diferentes de corpo que você aprendeu no ensino médio? Então, é ele quem modela a nossa superfície corporal e quem define o aspecto diferente e de forma individual a cada parte do corpo através da quantidade de gordura que existe ali.

Como manter uma pele saudável, afinal?

Para realmente ter uma pele saudável, nós precisamos ficar atentos com os cuidados que o nosso corpo demanda. Assim como para com todos os outros órgãos do corpo humano, a alimentação tem uma influência direta na qualidade da nossa pele, e pode deixá-la seca, sem vitalidade, ou muito brilhante e gordurosa. Portanto cuide da alimentação! Também é crucial que você se  hidrate corretamente. Se você tomar bastante água, colaborará para a super hidratação da sua pele. Mas não se engane: mesmo assim a pele pode sofrer por estar seca por conta, por exemplo, de banhos muito quentes. Hidratantes de recuperação profunda valem a pena também, viu?

Você sabia que a nossa pele, assim como nossos cabelos e nossas unhas, possuem algumas células que estão em constante renovação? É desta forma que se formam as cicatrizes! As células se renovaram e expulsaram as células mortas para fora, o que ocasiona o cobrimento do machucado e impede a passagem de microrganismos à corrente sanguínea. Entende agora a importância de esfoliar a pele? Ela sempre se renova de acordo com o que foi feito na epiderme! Ou seja, se lá tem acne, se renova com acne! Se lá tem marcas de expressão? Vai se renovar com marcas de expressão. Por isso tome as providências necessárias para que o seu corpo nunca se tenha uma pele que é áspera e sem vida.

Como esfoliar a pele?

Este procedimento é realmente simples. Você pode esfoliar a sua pele com uso de esponjas naturais, ou ainda uma simples escovas de banho, buchas naturais ou ainda misturando um pouco de açúcar com o sabonete líquido. Indicamos que para o caso do rosto, que é mais realmente muito delicado, você deva usar aveia misturada com mel. Também existe a opção de usar esfoliantes químicos e estes podem combater manchas, rugas e acne. Contudo, este tipo de medicamento só podem ser receitados por dermatologistas por conta dos ácidos presentes em suas fórmulas.

Lembre-se de depois de esfoliar a pele, usar um bom hidratante para colaborar com a cicatrização e também com a renovação da pele.

Leave a Reply