🥇Como cuidar da pele negra? Conheça os detalhes🤔

Se comparada aos outros tipos de pele, a pele negra tem muitas vantagens e características específicas, que demandam cuidados, também específicos, como a questão de manchas e algumas outras questões que os outros tipo de pele não apresentam.

Por mais globalizado que o mundo seja, a indústria de cosméticos ainda está engatinhando no que se refere à disposição de produtos específicos para a pele negra. Por ser diferente dos outros tipos de pele, vamos dar várias dicas de cuidados para sua pele fique ainda mais incrível e você possa aproveitar totalmente as vantagens que sua pele já tem. É só ler esse texto até o final e se preparar para fazer ainda mais sucesso.

Quais são as vantagens da pele negra?

Ótimas notícias: você não vai precisar se preocupar com envelhecimento precoce! A pele negra tem uma proteção incrível contra os raios UV, que são prejudiciais à pele, e dessa forma, o efeito do sol é muito menor. Essa proteção toda se dá graças a duas coisas: a melanina, que está presente em maior quantidade na pele negra e também a uma presença maior de colágeno, que deixa a pele firme e evita rugas e aquelas marcas indesejadas de expressão.

A pele negra possui desvantagens?

Bom, a melanina, que a gente acabou de ler que está presente em maior quantidade na pele negra faz o papel de boa moça, mas às vezes também acaba sendo uma vilã: a pele negra pode apresentar manchas devido a uma concentração excessiva de melanina em uma parte da pele.  Tem também a questão dos queloides, que podem aparecer com uma frequência maior em pessoas que tem pele negra devido à maior quantidade de colágeno. Veja que para cada vantagem, há também um contraponto. Além disso, a pele negra também tem uma tendência a apresentar maior oleosidade (mas também pode ser seca, mista ou normal, não vamos generalizar!). Devido à essa tendência a ser mais oleosa, o quadro de acne na pele negra tam uma probabilidade maior de ocorrer.

Como evitar esses problemas e cuidar da pele negra?

Nesse ponto a gente já se deu conta de que a pele negra não é melhor nem pior do que as demais, ela apresenta vantagens e desvantagens diferentes e precisam de produtos específicos, justiça seja feita! É muito importante que você conheça produtos mais específicos para a sua pele, para que possa cuidar dela melhor e evitar os pontos negativos que vimos anteriormente.

No caso da acne o merado oferece vários produtos comprovadamente eficientes. Tem a famosa foliculite, que é gerada após uma depilação ou depois de fazer a barba. Ela nada mais é do que a inflamação dos folículos capilares. Uma dica para evitar isso é hidratar a região logo depois de depilar ou fazer a barba. Usar um esfoliante no dia seguinte também faz milagres para evitar o problema.

Vamos esclarecer um ponto bem importante: mesmo com a quantidade maior de melanina na pele, você não pode deixar se usar filtro solar. Use pelo menos o fator 15 e evite períodos intensos de exposição ao sol, afinal, a melanina protege sim, mas não faz milagres. Nada de exageros na hora de tomar sol, hein.

Sabe aquelas manchas indesejadas na pele? Pois bem, elas são causadas por inflamações. Para combatê-las é muito importante que você utilize produtos que contenham vitamina C em sua formulação, pois ela combate os agentes inflamatórios e oferecem ainda mais proteção para sua pele.

Se você está entre as pessoas de pele negra que possuem a pele mais oleosa, um sabonete esfoliante vai ajudar muito, pois a esfoliação elimina o excesso de oleosidade e de células mortas.

Agora que você ficou por dentro de todas essas dicas e conhece melhor a sua pele, o que acha de conferir um vídeo que selecionamos sobre o assunto? Olha só:

Leave a Reply