🥇Cirurgia bariátrica: informações que você deve saber🤔

Half face of woman. Isolated on white

Se você está pensando em perder muito peso, então a cirurgia bariátrica é um procedimento para você. Contudo, você tem que saber algumas coisas antes de pensar em “ir para faca” em nome de um corpo mais bonito e uma saúde mais satisfatória. Esta cirurgia é feita para pessoas que não conseguem perder peso e estão em estado de obesidade mórbida. Existem muitas falsas informações sobre a cirurgia bariátrica, por isto decidimos falar sobre e todas as possibilidades de procedimentos, como é a preparação e como é vida depois da cirurgia.

Que tal ler sobre isso se você está cogitando a possibilidade?

O que é quais são os tipos de cirurgia bariátrica?

Existem algumas variantes d cirurgia bariátrica, ou de redução de estômago, como ela costuma ser conhecida. Ela até pode ser considerada como uma cirurgia plástica, mas a verdade é que os benefícios para a saúde são extremamente relevantes. Isto por conta da grande quantidade de problemas relacionados à obesidade. Então, basicamente existem 3 tipos principais de procedimentos que são recomendados apenas por médicos especialistas e para aquelas pessoas que vão se submeter:

  • Cirurgia bariátrica de restrição: ela simplesmente restringe o tamanho do estômago, por meio de envelopamento ou outras técnicas.
  • Cirurgia bariátrica de desvio intestinal: também conhecida como by-pass, ela cria um desvio no trato intestinal, que não diminui o estômago, mas cria um desvio no intestino e faz com que menos alimentos sejam absorvidos pelo corpo.
  • Cirurgia bariátrica mista: as duas técnicas são combinadas para gerar um equilíbrio entre diminuição de estômago e desvio intestinal.

Sendo que evidentemente o maior dos desafios do pré-operatório deste tipo de cirurgia é a questão psicológica, uma vez que é importante saber se o excesso de peso que está motivando a cirurgia é algum distúrbio alimentar com fundo psicológico, é se assim for, é necessário resolver tudo antes da cirurgia.

Estes são os problemas de uma bariátrica, aliado a isto você terá que lidar com as complicações comuns de uma cirurgia qualquer, como a possibilidade de choque anafilático e outras questões como o fator de cicatrização para a recuperação, aberturas de pontos e outros problemas.

Como é a recuperação da cirurgia bariátrica?

De forma simples, a recuperação da cirurgia bariátrica é um mais chatinha do que outras cirurgias plásticas, pois o corpo perderá uma grande quantidade de peso, e isto pode causar um excesso de pele e é bem provável que você tenha que fazer uma abdominoplastia. Fazendo a cirurgia com sucesso, você será capaz de perceber, uma melhora considerável nos problemas relacionados ao peso, como a diabetes, a hipertensão e o colesterol alto.

A nutrição de uma pessoa que passa pela cirurgia bariátrica é também um grande problema. E isto se torna um assunto delicado, pois a pessoa irá ter que realizar uma alimentação muito  equilibrada e que seja capaz de suprir todas as necessidades do corpo Até aí, tudo bem. O problema maior é fazer tudo isso com uma pouca quantidade de alimentos que na verdade será a quantidade maxima que ela conseguirá consumir. Por isto, os médicos orientam a tomar suplementos nutricionais para toda a vida para evitar problemas.

Claro que tudo isso que estamos falando, bem como outros detalhes do procedimento o médico consegue transmitir para o paciente, e ele conseguirá te deixar ciente de todos os prós e contras de sua decisão, até porque a redução de estômago é irreversível e, em muitos casos, psicologicamente muito intensa, podendo o cirurgião recomendar um acompanhamento psicológico para o paciente durante a recuperação.

Gostou do texto? Que tal ver este vídeo que fala sobre isso com mais detalhes?

 

Leave a Reply