🥇Chalkboard: O que é? Como fazer? Onde pode ser usado?🤔

Quando falamos sobre decoração de ambientes, as ideias são muitas, mas a ideia que está super em alta é o Chalkboard. Essa técnica está sendo usada em convites e até mesmo no menu de alguns restaurantes.

Talvez esse nome não te traga nada em mente, mas temos certeza que ao ler nosso post, vai perceber que já viu muitos deles por aí. Caso você tenha chegado nesse texto pra aprender a fazer o seu Chalkboard e ter ideias de onde usar, é só ler esse post até o final e ficar por dentro de todas as dicas que nós daremos sobre o assunto!

O que é chalkboard?

Chalkboard é uma espécie de quadro negro ou lousa que você pode fazer em uma parede da sua casa para deixar recados, lembretes, lista de produtos que precisam ser comprados e até mesmo celebrar datas especiais. Também é possível usar o chalkboard para criar mensagens de boas vindas às visitas, descrever qual será o cardápio do almoço ou jantar e muitas outras ideias usando nada mais que um pedaço de giz!

Onde posso usar o chalkboard?

O chalkboard pode ser usado em diversos ambientes na sua casa. Confira uma lista que fizemos para você com os lugares onde pode ser usado e qual a sua utilidade:

  • Na Cozinha: pode ser usado para colocar o cardápio das refeições, de um jantar especial, ou então, como muitas pessoas já fazem, usá-lo para anotar o que falta na dispensa.
  • Na sala ou no corredor de entrada, pode ser usado para deixar recados românticos ou divertidos para quem mora com você ou até mesmo para as visitas, colocando uma mensagem de boas vindas;
  • No quarto das crianças, pode ser usado para que elas deem asas à imaginação e também para que elas tenham um local determinado para escrever e desenhar com giz. No caso de uso infantil, existe a opção degiz antialérgico. Além desses usos, você pode utilizá-lo no quarto das crianças para deixar lembretes, recados, tarefas do dia de cada um e muitas outras opções divertidas;
  • No quarto de casal, você pode utilizar para inserir recados românticos ou então utilizá-lo como um painel para colocar aquelas fotos de viagens e dos momentos a dois;
  • No seu home office, você pode fazer uso do chalkboard para delimitar a sua área de trabalho, inserir recados e lembretes com assuntos importantes, fazer o planejamento semanal, desenhar o calendário mensal e diversas outras hipóteses.

Se você pretende criar um chalkboard com um desenho ou frase que sejam permanentes, pode usar uma caneta permanente fosca por cima do desenho feito de giz, porque ela não sai! O chalkboard está super em alta e diversos restaurantes e cafés estão utilizando para deixar seu menu e pratos do dia. Fica um charme!

Como fazer o seu chalkboard?

Existem atualmente diversas opções de fazer o seu Chalkboard. Confira as opções que listamos para você:

  • chalkboard com tinta

Se você  deseja o chalkboard de forma definitiva, pode aplicá-lo em uma parede específica utilizando a tinta própria para isso. O tamanho da lata de tinta a ser comprada vai depender do tamanho do chalkboard que você pretende ter.

As tintas esmalte com efeito fosco nas cores preta e verde são as mais indicadas, e você encontra grande variedade de marcas, tamanhos da lata e preços. O mais importante é que ela seja lavável, pra você poder escrever e apagar quantas vezes quiser!

Misture um pouco da tinta com uma aguarrás de qualidade (indicamos a da marca Coral) antes de misturar tudo, para testar a cor antes de pintar o espaço inteiro. Isso vai garantir que o resultado vai ser exatamente o que você queria.

  • chalkboard com papel contact

Você pode criar um chalkboard usando papel contact preto fosco. É só comprar o tamanho que deseja e aplicar na parede lisa, afinal, como ele é autoadesivo, você não precisa se preocupar com cola. Esse tipo de aplicação fica incrível no home Office!

Também tem a opção de recortar o papel contact nos mais diversos tamanhos e formas, tudo de acordo com a proposta que você quer dar ao ambiente. A vantagem do papel contact é o preço, que costuma ser bem menor do que as outras opções. Além disso é super fácil de ser encontrado em qualquer papelaria.

  • chalkboard como papel de parede

O chalkboard como papel de parede é a opção mais drástica e definitiva, afinal vai ser bem mais difícil mudar ou remover. O custo dessa opção é bem mais elevado e geralmente necessita de uma pessoa especializada para realizar a aplicação de forma perfeita. É uma opção muito boa para pessoas alérgicas.

Confira o vídeo que separamos para você sobre o assunto:

Leave a Reply