?Artes marciais: as mulheres e o combate?

Talvez você esteja aqui para saber se mulheres estão atuando de forma mais presente nas artes marciais! E a verdade é que nós sabemos que os esportes que exigem combate eram exclusivamente considerados como “de homem” no decorrer dos anos. Contudo, hoje em dia, este tipo de pensamento é totalmente obsoleto! Por isso leia este artigo para que você entenda mais sobre a presença feminina nas artes marciais!

Existe alguma diferença entre artes marciais e esportes de combate?

Sim, existe diferença e a  principal delas é o objetivo final. No esporte de combate( judô e o taekwondo) o principal objetivo é derrotar o oponente dentro das regras da prática. E sempre há um esforço muito grande por parte dos instrutores no sentido de que não existam nenhum tipo de danos entre os adversários. Contudo, quando falamos do boxe ele é uma exceção. Mesmo sendo considerado um esporte para aliviar a violência, ele é mais do que isso e age diretamente na queima de gordura, na agilidade, na força das pernas, dos braços e tem até modalidades diferentes como Aerobox.

Em contrapartida as lutas tradicionais, as artes marciais, objetivam treinar o corpo e a mente para poder defender-se em casos extremos. Se observamos o aumento constante da violência contra a mulher, é muito natural que assumamos nossas posturas no meio das academias de luta para que possamos nos proteger adequadamente.

Uma das maiores vantagens das artes marciais orientais para mulheres é que elas não demandam força bruta para sua execução. Elas ensinam uma mulher a defender-se com movimentos adequados e a usar a força e a agressividade do agressor contra ele mesmo.

Quais são os benefícios das artes marciais?

Mais do que apenas autodefesa, quando falamos de artes marciais falamos de saúde para o corpo e para a alma! Veja alguns dos benefícios que ele traz:

  • Proporciona um aumento real na concentração e na diminuição de stress: a verdade é que na grande maioria das artes marciais existe todo um trabalho mental e emocional que igualmente eficientes. Sendo que existem filosofias no treinamento que são mais holísticas do que qualquer outro tipo de exercício. Não é incomum que você tenha momento de meditação ao entrar em aulas de artes marciais, e existem diversos benefícios inclusos nisso.
  • Desenvolvimento balanceado: justamente pela filosofia, os exercícios de artes marciais contemplam vários aspectos do corpo, como força, agilidade, mobilidade e percepção do mundo ao seu redor.
  • Maior convívio social: por ser uma aula coletiva, onde existe uma grande empatia entre as pessoas envolvidas, o convívio tende a ser tranquilo e construtivo, já que todos os alunos são sempre ensinados a respeitar o colega e seu corpo. É uma das aulas onde o assédio masculino costuma ser menor, já que existe um relacionamento fraternal entre as pessoas que estudam um mesmo estilo de arte marcial.

Viu só? Pela grande quantidade de benefícios e também por ser altamente recomendado, é que indicamos que você faça este artes marciais! Pois é muito mais do que apenas lutas sem sentido: é qualidade de vida!

Leave a Reply