?Aromaterapia para a saúde?

A verdade é que a gente tem tido cada vez menos tempo para lidar com a nossa saúde. A rotina estressante que a gente leva, tem cada vez mais gerado problemas de saúde consideráveis e vem colaborando para que novos métodos de tratamento sejam celebrados. A aromaterapia é um dos ramo que mais cresce em sucesso de resultados, pois através do uso de cheiros especiais, alcança pontos de cura dentro do corpo e da alma. Ficou interessado? Acompanhe este artigo!

O que é Aromaterapia?

Ela é considerada por muitos psicólogos como um tipo de terapia alternativa aos tratamentos tradicionais e objetiva tratar enfermidades e desequilíbrios. A aromaterapia é um ramo da fitoterapia que através dos efeitos que os aromas das plantas (vindo de óleos essenciais) gera saúde, paz interior, desperta sentimentos de infância e promove cura emocional, física e até da alma. O nome por si só já diz: terapia com aroma

Como funciona a Aromaterapia?

Ela geralmente é utilizada em conjunto com a fitoterapia e a também com a medicina tradicional, a aromaterapia faz uso dos óleos essenciais. A primeira parte da terapia é escolher quais são os melhores óleos, que podem beneficiar o paciente não só o aspecto físico como também em problemas psicológicos ou emocionais. As formas de perceber os aromas podem se dar:

  • Através de massagens com o uso deles;
  • Através de águas de banho;
  • Através de inalação.

Os benefícios do óleo escolhido chegarão logo ao sistema nervoso central e transmitirão seus sinais para o corpo todo. Os óleos que são aplicados na pele atuam exclusivamente no local desejado. Lembre-se sempre que um bom profissional saberá qual óleo indicar para cada situação, ok? Cuidado com amadorismos!

Qual é a história da Aromaterapia?

Existem registros de sua utilização há pelo menos cinco mil anos atrás. Hipócrates, que é conhecido como o pai da medicina, utilizava apenas vapores e também de fumaça aromáticos para erradicar pragas em Atenas e, através dos mesmos métodos,  os soldados romanos se mantinham fortes com banhos aromáticos. Pouco mais de mil anos depois de Cristo, houve um médico conhecido por Avicenna que colaborou com o processo de destilação destes óleos essenciais, e tornou a aromaterapia antiga muito mais eficiente.
No mundo ocidental, a Aromaterapia chegou no tempo das Cruzadas. Há registro da utilização destes óleos essenciais para tratamento do que ficou conhecido como peste bubônica. Houve uma grande difusão dos seus benefícios nos séculos XVI e XVII, com experimentos científicos que provam as propriedades antibacterianas das plantas.

Para quem a Aromaterapia é indicada?

A Aromaterapia se mostra muito eficaz no tratamento de estresse, dores musculares e reumatismo, distúrbios digestivos, disfunções menstruais e da menopausa, ansiedade, insônia e depressão. Ela é muito agradável, transmite sensação de segurança e é fácil de se utilizar em casa desde que se siga as instruções. Cada vez mais, a aromaterapia tem conquistado muitos fãs em todo o mundo.

Leave a Reply