?Acupuntura Auricular: Entenda como funciona?

Esta é uma das mais poderosas técnicas da medicina chinesa. A acupuntura foi reconhecida pelo Ocidente mas a verdade é que a acupuntura auricular, mesmo sendo reconhecida pela organização mundial de saúde,  ainda não é tão conhecida no Brasil.

Ela usa o mesmo princípio, contudo de uma forma muito mais localizada,alguns pacientes afirmam que ela é muito menos invasiva, e trabalha com a teoria que fala sobre a correlação entre os pontos de pressão na pele com as funções dos órgãos internos.

Quer entender como a Acunpuntura pode mudar a sua vida? Vamos ler tudo sobre isso, aqui!

O que é Acupuntura auricular?

Basicamente ela é uma variante da acunpuntura tradicional, e de acordo com os estudiosos, os mais antigos da China usavam os mesmos princípios que é a acupuntura auricular, como meio de tratamento para prevenir de doenças e problemas de saúde em geral.

De forma contrária a medicina que conhecemos, a medicina oriental trabalha sempre com a prevenção. Então ela sempre combate as doenças antes mesmo de os sintomas aparecerem. A medicina chinesa,preza pela manutenção da saúde, trabalhando com tratamentos mais naturais e com um conceito muito mais preventivo.

Dentro do que ficou conhecido como acupuntura auricular, podem existir diversas escolas e também possibilidades de exploração dos que são chamados pontos de pressão. Da mesma forma que é feito com a acupuntura tradicional, a auricular consegue fazer um mapa, de sintomas do corpo. Algumas escolas de acupuntura auricular, inclusive, não usam agulhas, usando sementes para pressionar os pontos chaves e criar a alteração necessária para a melhoria da saúde.

Quais são as indicações e contraindicações da acunpuntura auricular?

A acupuntura auricular ficou conhecida por auxiliar os casos de problemas psicológicos como à ansiedade, o aumento de peso. Por isso, ela pode ser uma saída para estas situações.  E em complemento a isso, a acupuntura auricular é recomendada para os casos de cefaleia, depressão, de dores na coluna e nos músculos em geral, e é uma ajuda imensa para os casos de doenças como fibromialgia e outras doenças crônicas.

Via de regra não se recomenda o uso de acupuntura auricular para os casos de mulheres que estão acima dos três meses de gravidez e também para as pessoas que estão com câncer em fase de metástase, já que a abertura dos canais energéticos pode ter consequências negativas nestes casos.

Ficou interessado? Veja este vídeo que aborda o assunto de forma ainda mais profunda!

Leave a Reply