Quer você tenha 35 anos e esteja começando a ver os primeiros sinais de envelhecimento, ou 55 com uma pele que não está exatamente mantendo seu aniversário em segredo, procurar maneiras de reduzir as rugas provavelmente está em sua agenda.

Ao mesmo tempo, dizem os especialistas, muitos de nós estamos perdendo a batalha contra as rugas, assistindo impotentes enquanto o brilho da juventude se apaga.

“Muitas mulheres e homens acreditam que o envelhecimento da pele é inevitável, mas com as informações e tecnologias que temos hoje, você realmente pode parecer tão jovem quanto se sente”.

Para ajudar a colocá-lo no caminho certo, a vários outros especialistas o que realmente funciona para reduzir as rugas . A seguir estão 23 maneiras pelas quais os especialistas dizem que você pode fazer a diferença. Embora alguns exijam uma visita ao dermatologista, muitas são coisas que você pode fazer por conta própria.

Como reduzir rugas: o que você pode fazer

1. Evite o sol. É a causa número 1 de rugas , com dezenas de estudos documentando o impacto. Em um estudo que analisou gêmeos idênticos, o cirurgião plástico, descobriu que a exposição ao sol era ainda mais importante do que a hereditariedade. Os irmãos que limitavam o tempo ao sol tinham menos rugas e pareciam mais jovens do que seus gêmeos adoradores do sol.

2. Use protetor solar . Se você precisa sair ao sol, a Academia Americana de Dermatologia diz, use protetor solar ! Ele irá protegê-lo contra o câncer de pele e, ao mesmo tempo, ajudar a prevenir rugas.

3. Não fume. Algumas pesquisas ainda são controversas, mas cada vez mais estudos confirmam que a fumaça do cigarro envelhece a pele – principalmente ao liberar uma enzima que decompõe o colágeno e a elastina, componentes importantes da pele. Estudos com irmãos feitos na Twin Research Unit do St. Thomas Hospital, em Londres, descobriram que o irmão ou irmã que fumava tendia a ter a pele mais enrugada e até 40% mais fina do que o não fumante.

4. Durma o suficiente . O dermatologista de Yale , MD, diz que quando você não dorme o suficiente , o corpo produz cortisol em excesso, um hormônio que decompõe as células da pele. Descanse o suficiente, e você produzirá mais HGH ( hormônio do crescimento humano ), que ajuda a pele a permanecer espessa, mais “elástica” e com menos probabilidade de enrugar.

5. Durma de costas. A American  adverte que dormir em certas posições noite após noite leva a ” linhas de sono – rugas que ficam gravadas na superfície da pele e não desaparecem quando você está acordado. Dormir de lado aumenta rugas nas bochechas e no queixo, ao dormir de barriga para baixo deixa a testa franzida. Para reduzir a formação de rugas, o AAD diz, durma de costas.

6. Não aperte os olhos – compre óculos de leitura! O AAD diz que qualquer movimento facial repetitivo – como apertar os olhos – sobrecarrega os músculos faciais, formando um sulco sob a superfície da pele. Esse sulco eventualmente se torna uma ruga. Também importante: use óculos de sol . Ele protegerá a pele ao redor dos olhos dos danos do sol – e evitará que você aperte os olhos.

7. Coma mais peixes – principalmente salmão. Não só o salmão (junto com outros peixes de água fria) é uma grande fonte de proteína – um dos blocos de construção de uma boa pele – é também uma fonte incrível de um ácido graxo essencial conhecido como ômega-3. 

8. Coma mais soja – até agora, a maior parte das provas veio de estudos com animais, mas a pesquisa mostra que certas propriedades da soja podem ajudar a proteger ou curar alguns dos danos do fotoenvelhecimento do sol. Em um estudo recente em humanos, os pesquisadores relataram que um suplemento à base de soja (outros ingredientes incluíam proteína de peixe e extratos de chá branco, semente de uva e tomate, bem como várias vitaminas) melhorou a estrutura e a firmeza da pele após apenas seis meses de uso.

9. Trocar café por cacau . Em um estudo publicado no Journal of Nutrition em 2006, os pesquisadores descobriram que o cacau contendo altos níveis de dois flavonóides dietéticos protegeu a pele dos danos do sol , melhorou a circulação nas células da pele, afetou a hidratação e tornou a pele mais lisa .

10. Coma mais frutas e vegetais . A chave, são seus compostos antioxidantes . Esses compostos combatem os danos causados ​​pelos radicais livres (moléculas instáveis ​​que podem danificar as células), o que por sua vez ajuda a pele a parecer mais jovem e radiante e protege contra alguns efeitos do fotoenvelhecimento.

11. Use hidratante. “As mulheres, especialmente, estão tão preocupadas com produtos anti – envelhecimento que muitas vezes esquecem o poder de um simples hidratante. A pele que é úmida simplesmente tem uma aparência melhor, então as linhas e vincos são muito menos perceptíveis”.

12. Não lave demais o rosto. De acordo com dermatologistas do Centro Médico da Universidade de Maryland, a água da torneira retira os óleos de barreira naturais e a umidade da pele que protegem contra as rugas. Lave-os com muita frequência e você tira a proteção. Além disso, a menos que seu sabonete contenha hidratantes, você deve usar um limpador.

Tratamentos tópicos que reduzem as rugas

Estudos mostram que os seguintes ingredientes podem reduzir as rugas. A maioria é encontrada em uma variedade de tratamentos para a pele, tanto com prescrição quanto sem receita.

13. Alfa-hidroxiácidos (AHAs). Esses ácidos naturais da fruta levantam a camada superior das células mortas da pele, reduzindo o aparecimento de linhas finas e rugas, especialmente ao redor dos olhos . Novas evidências mostram que em concentrações mais altas, os AHAs podem ajudar a estimular a produção de colágeno .

14. Retinóides (incluindo Retin A). O único tratamento tópico aprovado pela FDA para rugas é a tretinoína , conhecida comercialmente como diz que este creme de prescrição reduz linhas finas e grandes rugas e repara os danos causados ​​pelo sol. O retinol é uma forma natural de vitamina A encontrada em muitos produtos de venda livre. Estudos mostram que em uma fórmula estabilizada, em altas concentrações, sem os efeitos colaterais, como queimação e sensibilidade na pele.

15. Vitamina C tópica . Estudos na Tulane University, entre outros, descobriram que ele pode aumentar a produção de colágeno, proteger contra danos dos raios UVA e UVB, corrigir problemas de pigmentação e melhorar as condições inflamatórias da pele. A chave, entretanto, pode ser o tipo de vitamina C usada. Até o momento, a maioria das pesquisas aponta para a forma de ácido L- ascórbico como a mais potente para o alívio de rugas.

16. Idebenona. Este primo químico do nutriente coenzima Q10 ( CoQ10 ) é um antioxidante super potente. Em um estudo publicado recentemente, os médicos descobriram que com apenas 6 semanas de uso tópico, houve uma redução de 26% na aspereza e ressecamento da pele, um aumento de 37% na hidratação , uma diminuição de 29% nas linhas e rugas, e uma melhora geral de 33% na pele danificada pelo sol. Outros estudos encontraram resultados semelhantes.

17 . Fatores de crescimento. Parte da resposta natural de cicatrização de feridas do corpo, esses compostos, quando aplicados topicamente, podem reduzir os danos do sol e diminuir linhas e rugas, enquanto rejuvenescem a produção de colágeno, mostraram os estudos.

18. Pentapeptides. Os resultados de um estudo apoiado sugeriram que os pentapeptídeos podem aumentar a produção de colágeno na pele danificada pelo sol. Vários estudos subsequentes (incluindo um apresentado em uma recente conferência nacional de dermatologia) mostraram que, quando aplicados topicamente, os pentapeptídeos estimularam a produção de colágeno e reduziram as linhas e rugas.

Tratamentos médicos / de spa que reduzem as rugas

19. Botox . Uma injeção desta versão purificada da toxina botulínica A relaxa o músculo logo abaixo da ruga, permitindo que a pele da parte superior fique lisa e sem vincos.

20. Preenchimento de rugas . Os médicos preenchem as rugas com uma variedade de substâncias, incluindo colágeno, ácido hialurônico e outros compostos sintéticos. 

21. Resurfacing a laser / luz. Aqui, a energia de uma fonte de luz – um laser ou um diodo de luz pulsada – remove a camada superior da pele, causando um leve mas imperceptível “ferimento” na pele. Isso acelera o sistema natural de produção de colágeno da pele, resultando em uma pele mais lisa e sem rugas.

22. Peelings químicos . Neste tratamento, um dentre uma variedade de produtos químicos diferentes é usado para “queimar” a camada superior da pele, criando danos que fazem com que o corpo responda produzindo mais colágeno. Você acaba com uma pele mais jovem e mais lisa.

23. Dermoabrasão . Um dispositivo de sucção a vácuo usado em conjunto com um cristal químico suave, a dermoabrasão ajuda a remover a camada superior das células da pele e traz uma pele nova e com textura mais uniforme à superfície. No processo, linhas finas e rugas parecem desaparecer.

Saiba mais em: Octagen funciona